Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/09/16 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

Croeste lança “Prontuário de Saúde Funcional”

Primeira edição do projeto resultou em 107 coletas de sangue e urina no bloco do CQVidass-Oeste

A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) iniciou em julho o programa inovador denominado “Prontuário de Saúde Funcional”, com objetivo de monitorar anualmente a saúde dos funcionários, por meio de exames laboratoriais e laudos médicos feitos sem precisar se deslocarem do ambiente de trabalho.

A ideia do Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass-Oeste) surgiu da preocupação em oferecer meios facilitadores para os funcionários monitorarem o próprio estado de saúde de maneira prática e rápida. Em parceria com o laboratório conveniado à Santa Casa de Presidente Venceslau, em 27 de julho, duas enfermeiras da instituição foram à Croeste e coletaram 107 amostras sanguíneas de funcionários além de material para exames de urina.

Os exames avaliaram hemograma completo, ácido úrico, ureia, creatinina, glicemia de jejum, triglicérides, colesterol total, LDL e HDL (mal x bom colesterol), TGP e TGO (para diagnóstico de doenças do fígado), TSH e T4 livre (para verificar distúrbios da tireoide) e PSA total (para diagnóstico do câncer de próstata).

Participaram voluntariamente da primeira etapa do projeto 51 mulheres e 56 homens. Caso recebam algum resultado alterado, eles serão acompanhados e direcionados, o que viabilizará conduta médica e tratamento adequados.

Dias antes da ação, a equipe do CQVidass-Oeste orientou os servidores interessados e solicitou que mantivessem jejum de 12 horas antes da realização dos exames. Aos homens acima de 40 anos, foram-lhes solicitados também abstinência sexual por três dias e que não andassem de bicicleta, moto ou fizessem qualquer exercício físico ou esforço pesado para evitar alteração na análise do PSA total.

Após ceder o material sanguíneo, os participantes saborearam um café da manhã. “Com os resultados em mãos, um médico virá até a Coordenadoria para abrir os exames diante de cada servidor em particular para, se necessário, orientar a procurar ajuda especializada. Essas informações ficarão arquivadas no Prontuário de Saúde Funcional do paciente para futuras consultas. O objetivo é repetir a ação anualmente e estender às unidades prisionais da região”, explica a diretora do CQViddas-Oeste, Fabiana Minzoni Rocha.

aasassa
Topo