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06/09/16 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa SAP

Meio ambiente e sustentabilidade unem alunos e professores no CDP Pinheiros II

Unidade conta com um exclusivo jardim vertical para cultivo, inicialmente, de plantas ornamentais

Criar um Jardim Vertical aproveitando materiais recicláveis no ambiente do sistema prisional foi o ponto de partida que uniu professores da escola estadual vinculadora Romeu de Moraes, da Vila Romana, Zona Oeste da Capital e 45 alunos do Centro de Detenção Provisória “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros II, além de outros 9 reeducandos, sendo um jardineiro e oito da área de manutenção da unidade prisional.

A ideia do Jardim nasceu como proposta teórica e prática, servindo de exemplo sobre o desperdício e o acúmulo de lixo. Nas aulas de linguagem e códigos, por exemplo, é trabalhada a estrutura e a montagem dos textos. Nas ciências da natureza eles aprendem a  dar o enfoque científico e nas ciências humanas contextualizaram a interação do homem com o meio ambiente.  Os cálculos para implantação do projeto na prática, as dosagens corretas de material orgânico e terras ideais para a compostagem, foram trabalhados nas aulas de exatas.

O grupo composto por professores, alunos e reeducandos voluntários arregaçou as mangas e escolheu um espaço de terra no jardim,  ao lado da escola e depositaram ali parte do lixo orgânico produzido pela área administrativa da unidade e passaram a produzir terra rica em nutrientes.

Os próximos passos foram dar formas de vasos para as garrafas pet e efetivar o plantio, começando com a terra adubada e as mudas de plantas ornamentais selecionadas. As garrafas pet recolhidas na unidade transformam-se em vasos de uma forma rápida e fácil.

Paralelamente, vários modelos de suporte foram feitos pelos presos que prestam serviços no departamento de manutenção. Com criatividade foram montadas estruturas com restos de ferro das antigas camas da enfermaria, além varões de madeira resistente.

Na opinião do Diretor do Centro de Segurança e Disciplina da unidade, Elder Alves Ferrari, o crédito pela diminuição no número de faltas disciplinares na unidade deve ser dado ao trabalho desenvolvido pela equipe de professores. Segundo Ferrari, a educação veio agregar respeito e disciplina no dia a dia da unidade.

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