02/09/16 | Fernanda Lourenço – Assessoria de Imprensa SAP

CPP de Franco da Rocha ganha mais uma Jornada da Cidadania e Empregabilidade

Além dos serviços oferecidos na jornada a unidade também é beneficiada com as melhorias na infraestrutura

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha, na grande São Paulo, recebeu no dia 23 de agosto mais uma edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade, evento onde diversos órgãos governamentais e não governamentais se reúnem para oferecer aos presos, serviços como emissão de carteiras de identidade (RG) e de Trabalho, testes de glicemia e orientações sobre prevenção de doenças, entre outros.

A Jornada é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) em parceria com a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana (Coremetro); também conta com as Secretarias de Segurança Pública (SSP), da Justiça e Defesa da Cidadania, de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Educação e Saúde, Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Fundação Prof. Dr. “Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e os Institutos Acqua e Embelleze.

Na cerimônia de abertura os reeducandos do Coral Jeúde se apresentaram e emocionaram a plateia e as autoridades. Logo após, as autoridades reforçaram o quanto é importante a realização das jornadas nas unidades prisionais e salientaram que o auxílio prestado aos egressos é imprescindível para o retorno à sociedade. “Hoje o egresso tem esse amparo do estado e da secretaria; tem a oportunidade de fazer cursos profissionalizantes e recebe toda orientação ao sair do sistema prisional. O cumprimento de pena é uma situação transitória e é por isso que a CRSC foi criada, para dar apoio ao reeducando e à família”, ressaltou Jonas Candido, diretor regional da Central de Atendimento ao Egresso e Família (Caef). Por meio do programa os sentenciados são beneficiados com diversos serviços, como emissão de RGs, CPFs, carteira de trabalho e certidão de nascimento, palestras de empregabilidade, orientação nutricional e odontológica, corte de cabelo, aferição da pressão arterial, peso e altura, testes de glicemia, HIV e sífilis. Nessa edição os funcionários do CPP de Franco da Rocha foram treinados pelo IIRGD e obtiveram o credenciamento para emissão dos documentos de identidade.

Durante o evento também foram entregues 304 certificados para os 152 alunos do curso de pintor predial e instalador de hidráulica. A parte teórica foi ministrada na unidade prisional pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec) e as aulas práticas realizadas nas escolas estaduais da cidade.

Estiveram presentes nessa jornada a dirigente regional da Funap, Graziele Barbosa de Lima; Débora Candido da Silva Ramo, representando a Diretoria de Ensino de Caieiras; Guilherme Silveira Rodrigues, diretor do Centro de Detenção Provisória III (CDP) de Pinheiros; Claudio Nachibal Junior, diretor do Grate – Coremetro; Eduardo Vilas Boas, diretor do CPP de Franco da Rocha; Gisele Chaves, representando a Sert; Robério Rocha, coordenador da Fapetec; Priscila Fernanda Rodrigues de Araújo, coordenadora técnica de saúde do Instituto Acqua; Jonas Candido, diretor regional do Caef representando a CRSC; Sueli Antonia Prado Santesso, diretora da escola vinculadora “Domingos Cambiagh; Suelen Cunha, representando a empresa de alimentação Nutrifast; Valdir Dionisio da Silva Junior, instrutor do Instituto Embelleze; e os diretores da PI, PII e CDP Feminino de Franco da Rocha, CDP I, III e IV de Pinheiros.

Números da Jornada:

• Certificados - 78
• Teste rápido HIV e sífilis - 218
• Orientação odontológica - 341
• Pressão arterial, peso, altura, IMC, Glicemia capilar e circunferência abdominal - 161
• Cortes de cabelo - 136
• Palestra nutrição - 105
• Palestra Funap - 72
• Palestra Caef - 226
• Registro de nascimento - 115
• Carteira de Trabalho - 33
• RG - 236
• CPF - 523 (a partir da última jornada até julho/2016 na Receita Federal)

Melhorias na infraestrutura

Desde 2013, ano em que o atual diretor da unidade, Eduardo Vilas Boas assumiu o posto, mais de 20 mudanças ocorreram na infraestrutura predial do CPP proporcionando melhorias para os funcionários e presos.

Por meio da cogestão do CPP com a empresa Nutrifast, a cozinha da unidade foi reformada e seu funcionamento passou a ser coordenado por profissionais da área de nutrição que supervisionam a mão de obra dos presos. Toda a estrutura do ambiente, desde o revestimento (piso e azulejo), parte elétrica até aos equipamentos foram renovados, dando maior suporte para o preparo das refeições exclusivamente dos internos.

Outros importantes reparos ocorreram no almoxarifado onde são armazenados os alimentos dos sentenciados. O galpão anteriormente dava lugar a reciclagem de lixo, por isso foi necessário reformá-lo totalmente. Próximo a ele, na revisora de alimentos foi construído um setor onde os mantimentos passam pela máquina de Raio-X facilitando sua vistoria antes de serem armazenados e também após serem retirados para o preparo.

Além desses, outros setores também passaram por mudanças, como a portaria, onde foram instalados bancos e feito o calçamento da área de espera para maior comodidade dos visitantes. O local ganhou rampas de acesso para cadeirantes e colocaram forro, piso, bebedouros e umidificador de ar tonando o ambiente mais limpo. Para o pátio de recreação e visitação 75 mesas e 300 cadeiras foram adquiridas; a copa dos funcionários recebeu novos equipamentos, pinturas e mesas; e a construção de quatro salas de aula com 150 vagas, totalmente equipadas para a finalidade educativa. Essas foram algumas das mudanças em destaque do CPP de Franco da Rocha.