01/09/16 | Solange Ferreira – Interlocutora CRC

Missa em Ação de Graças é celebrada no Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz

Presos montaram uma peça de teatro em comemoração ao 2º aniversário da unidade prisional

Uma cerimônia ecumênica foi realizada no início deste mês no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz. Ministrada pelos Padres Rubens Silva Dalmazo, Coordenador Regional da Pastoral Carcerária e Antônio, Pároco da Igreja Nossa Senhora, Mãe dos Homens e contou com a participação de ministros e auxiliares.

Os diretores do CPP, Francisco Ricardo Pereira de Souza e do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da região central, Ozério Tadeu Pereira, que representou o coordenador de unidades prisionais da região central, Jean Ulisses Campos Carlucci apoiaram a ação. Outros colaboradores que compareceram foram os representantes da Escola Vinculadora “Professora Esther Maurino”, a diretora Fátima Regina de Oliveira e o supervisor Claudemir Aparecido Causin.

A Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) de Sorocaba marcou presença no evento através do gerente regional, Marcelo Miquilini, do supervisor da fundação Aparecido Lopes da Silva e da supervisora regional Célia Verna.

“A reciprocidade é uma das principais ferramentas para a melhoria e reinserção dos sentenciados na sociedade”, ressaltou o padre Dalmazo. Para ele é fundamental a presença de Deus no resgate do ser humano em privação de liberdade.

Sentenciados integrantes do Projeto Monções “Grupo Musical” e do Coral Efraim apresentaram um espetáculo com referências à história da cidade de Porto Feliz. A apresentação recebeu o nome de “Bandeirantes O Pescador de Letras”, baseada na obra de Cora Coralina e apresentada por presos do Grupo de Teatro.

O Projeto Monções disponibiliza aulas de música, informática e teatro para presos da unidade prisional e é monitorado por reeducandos com conhecimentos e habilidades nas áreas. “Tais atividades além de propiciar meios para reintroduzi-los na sociedade, também influenciam positivamente no psíquico dos internos”, explanou Dr. Francisco.

Ao término do ato ecumênico, diretores, convidados e servidores parabenizaram os envolvidos na solenidade e deram sugestões para a melhoria contínua das atividades realizadas em prol dos reeducandos.