25/08/16 | Eliane Borges - Croeste

Louvores, orações e batismo encerram Curso de Liderança Cristã em Assis

Sentenciados da penitenciária participam da cerimônia que viabilizará atuação em Projeto de Capelania Prisional

Com lágrimas, adoração e joelhos dobrados, 22 sentenciados da Penitenciária de Assis e Anexo de Detenção Provisória participaram da cerimônia de encerramento do Curso de Liderança Cristã, viabilizado pelo Projeto de Capelania Prisional, no dia 15 de julho. Reconhecendo Jesus Cristo como o único salvador de suas vidas, outros seis apenados desceram às águas do batismo como sinal de testemunho público da confissão. Envolta a emoção e ao som da voz da cantora gospel, Rosana Melo, a solenidade contou com a presença dos palestrantes do curso, Alines Leme e Oziel Inácio dos Santos, convidados, reeducandos e servidores da unidade.

O Curso de Liderança Cristã teve duração de 30 horas, com encontros semanais, e foi composto por cinco módulos, com os seguintes temas: Valores e princípios nos tempos atuais, Propaganda e Marketing de princípios cristãos, O líder como referência, Atuação do líder cristão na contemporaneidade e o Uso de tecnologias na ideologia cristã.

“Os formandos irão auxiliar os trabalhos de capelania, da escola e de projetos. Um deles já é monitor do Grupo de Apoio Vida Nova, outro ajuda no Neocatecumenato da Pastoral Carcerária, outros três são monitores da escola, mas todos vão ser encaixados para contribuir no dia a dia da unidade”, salienta o diretor da penitenciária, Mauro Luiz Lima.

Na ocasião, houve palestras sobre “Missões” pelo agente de segurança penitenciária (ASP) e autor do projeto, Valdecir Nery Evangelista. A solenidade contou ainda com auxílio religioso, oferecido pela Igreja Batista, seguido de celebração da Santa Ceia: ato que no meio evangélico demonstra aceitação do sacrifício de Jesus pelos pecados do homem, simbolizado pela ingestão de pão e suco de uva.

O Capelonato

Bacharel em Teologia com mestrado em Missiologia, Evangelista idealizou a atividade após se formar no curso de Capelão pela Associação de Capelania e Juiz de Paz Nacional e Internacional (ACNI), cujo objetivo é colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação de valores ético-cristãos para o exercício saudável da cidadania (Fonte:http://www.setead.com.br/nossos-cursos-de-teologia/curso-de-capelania-crist%C3%A3/).

Segundo ele, a capelania é uma assessoria religiosa e social prestada por líderes espirituais, como pastores e padres constituídos como capelães, garantida por lei, em entidades civis e militares de internação coletiva. “É um trabalho que especificamente busca identificar as enfermidades psicológicas, patológicas e espirituais das pessoas que compõem este ambiente de trabalho, incluindo os encarcerados, no oferecimento de leituras bíblicas e literaturas complementares para a necessidade do momento. Envolve a parte de acolhimento, aconselhamento, cursos teológicos e de liderança, distribuição de panfletos e bíblias, orações e intercessões”, explica o ASP.