Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/08/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Secretário do Colégio Cardinalício do Vaticano visita CDP de Pontal

Acompanhado de padres da Pastoral Carcerária, arcebispo conhece a unidade prisional e reza com detentos e servidores

Em 22 de julho, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal recebeu a visita do arcebispo e secretário da Congregação do Colégio Cardinalício do Vaticano, Ilson de Jesus Montanari, natural de Sertãozinho, cidade localizada a 25 km de Pontal. Ele visitou a unidade acompanhado dos padres Vonei e Thiago, da Pastoral Carcerária da cidade vizinha. Como semanalmente equipes da entidade celebram missas no CDP, eles estenderam o convite ao secretário para conhecer os trabalhos de ressocialização da unidade.

Recebido com café da manhã, Dom Ilson reuniu os servidores, refletiu acerca dos trabalhos de reintegração social em unidades penais e destacou o valor de cada funcionário. O arcebispo também conheceu a horta, o pavilhão de trabalho e o interior do Pavilhão Habitacional 4, onde conversou e ouviu histórias de alguns presos. No fim da visita, o cardeal orou e abençoou os reeducandos com mensagens de fé, amor, perspectivas positivas para o futuro e reconciliação com Deus.

A visita do arcebispo levou reflexões aos funcionários e detentos do CDP de Pontal, que puderam estar próximos de alguém diretamente ligado ao Papa, suprema autoridade da Igreja Católica. Dom Ilson agradeceu a recepção e disse que levaria a experiência ao Papa Francisco.

Colégio Cardinalício do Vaticano

O Colégio Cardinalício é o nome dado ao grupo constituído por todos os cardeais da Igreja Católica. Eles são responsáveis por assistir e aconselhar o Papa em suas tarefas administrativas e religiosas. Em janeiro de 2014, o Papa Francisco nomeou o arcebispo Montanari como secretário do Colégio Cardinalício. O arcebispo estudou Direito, Economia e Filosofia em Ribeirão Preto; também é teólogo formado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Pastoral Carcerária

“Estive preso e vieste me visitar”, cita o site da Pastoral Carcerária em referência à fala de Jesus, no livro de São Mateus, da Bíblia. A entidade atua com evangelização em prisões de todo o Brasil. Na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado (CRN), os trabalhos ocorrem em 33 unidades. A finalidade é promover a dignidade humana por meio da presença da igreja nos cárceres na busca de um mundo sem prisões. Além da Igreja Católica, igrejas evangélicas também desenvolvem atividades religiosas em unidades da CRN.

aasassa
Topo