16/08/16 | Rosana Tenreiro e Jânio Moreira

Secretário ministra palestras na EAP

Lourival Gomes apresenta dados sobre o sistema prisional mundial e brasileiro para alunos do curso de formação

O secretário de estado da administração penitenciária e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), Lourival Gomes, palestrou sobre o “Panorama dos Sistemas Prisionais” no auditório da Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” (EAP). Os conteúdos da prelação foram “População Carcerária Mundial”, “Breves Noções do Sistema Penitenciário Brasileiro” e “Sistema Prisional Paulista”.

O evento foi realizado no dia 6 de junho e estiveram presentes agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs) e de segurança penitenciária (ASPs), alunos dos cursos de formação técnico profissional, de especialização em escolta prisional e autoridades do sistema prisional.

Gomes apresentou dados sobre o sistema prisional mundial e brasileiro, apontando as particularidades e realidades regionais de alguns estados. Também discorreu com profundidade a respeito do sistema penitenciário paulista e relatou brevemente ações assumidas em momentos tensos para resolvê-los, como em rebeliões e motins, baseadas em medidas legais e no apoio dos servidores do sistema prisional.

Antes, Gomes proferiu palestras em salas de aulas para algumas turmas do curso de formação de agentes de segurança penitenciária, aproximando-se dos novos servidores.

Secretário Lourival Gomes fala da carreira no Curso de Formação

No decorrer da aula de Valorização Humana e Ética (VHE), do Curso de Formação Técnico Profissional de agentes de segurança penitenciária, ministrada pela docente Rosana Tenreiro da EAP, a visita do secretário Lourival Gomes à Turma 2, período da manhã, deixou os 33 alunos surpresos.

Dentro do tema “Valorização do Servidor”, Lourival Gomes deu uma aula de motivação, no dia 2 de junho de 2016, com início às 10h e término por volta das 11h30, com sessão de fotografias. Depois de ouvirem do próprio secretário que ele entrou no sistema prisional paulista como escriturário, além de ter ocupado, com muito orgulho, a função de agente de segurança penitenciária (antigamente denominada guarda de presídio), os alunos se inspiraram a almejar sucesso na carreira.

Lourival Gomes discorreu sobre sua ascensão profissional de maneira simples e objetiva, aproximando os alunos da realidade dele: homem batalhador, do interior do Estado, com sonhos e objetivos, que foram alcançados gradativamente, com muito trabalho. Características semelhantes às dos servidores em formação.

Questões de ética profissional e qualidades para um bom desempenho na função de agente também foram abordadas de modo dinâmico, com exemplos de situações reais vividas por Gomes ao dirigir unidades prisionais por onde passou. Olhos vidrados, ouvidos atentos e grande expectativa foram gerados nos recém-agentes durante a palestra informal e espontânea do secretário da SAP.

Essa aula inaugural abriu um ineditismo na EAP: o próprio secretário participando do Curso de Formação dos agentes de segurança dentro da Disciplina VHE. Outras duas palestras foram proferidas por Gomes, nos dias 6 e 15 de julho de 2016, além do conteúdo específico de valorização do servidor, ele apresentou panorama atualizado do sistema prisional paulista aos alunos e convidados presentes.