Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/08/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

CDP de Americana promove oficina de artesanato para reeducandos

Ação proporciona remição de pena por meio do trabalho, atividade laborterápica e aprendizado de novo ofício

Proporcionar aos reeducandos atividades de conscientização para superar os erros do passado e preparar a base para um futuro melhor é o objetivo da oficina de artesanato, realizada no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana em parceria com a Igreja Evangélica de Missões.

O projeto começou em fevereiro de 2016 e proporciona aos participantes a remição de pena por meio do trabalho. A cada três dias trabalhados, diminui um dia da reprimenda. Outro benefício é a laborterapia, pois propicia aos reeducandos terapia ocupacional na recuperação de valores. Os presos também aprendem novo ofício, para que, quando em liberdade, tenham mais oportunidades de recomeçar a vida.

Entre as atividades desenvolvidas, os presos produzem cestas, sacolas artesanais retornáveis, cachepôs e empalhamento e trama de cadeiras.

Para a pastora que ministra as aulas, Giovana Ferreira Costa, as oficinas capacitam os reeducandos para que aprendam uma nova forma de custear seus compromissos financeiros e familiares, por meio da confecção de peças artesanais. “A Igreja Evangélica de Missões, além do trabalho religioso que desenvolve na unidade prisional, em fevereiro de 2016, iniciou o projeto ‘Oficina de Artesanato’, visando à conscientização do preso para utilizar habilidades, como forma de prover o sustento familiar. Estou muito satisfeita com o resultado”, comenta.

A oficina de artesanato do CDP de Americana acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, no pavilhão escolar. No momento, oito presos participam do projeto, mas, segundo informações da direção do estabelecimento prisional, esse número tende a aumentar.

Os materiais utilizados para confecção das peças são doados pela igreja parceira, responsável também pela venda dos produtos. A renda adquirida é usada na compra de mais materiais, para que a oficina não pare de funcionar e cumpra seu principal papel: promover a reinserção social dos reeducandos.

aasassa
Topo