01/08/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

CR de Ourinhos recebe Moção de Homenagem da Câmara Municipal

Vereadores da cidade parabenizam a unidade prisional pelas atividades da Jornada de Cidadania

O Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos recebeu Moção de Congratulações pelas atividades da Jornada de Cidadania e Empregabilidade, realizada em 31 de maio. Os vereadores da cidade enviaram homenagem à direção da unidade, reconhecendo a eficiência do evento da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A Jornada de Cidadania promove mutirão de ações, como emissão de documentos pessoais, cortes de cabelo, plantão de atendimento jurídico, exames na área da saúde, atividades religiosas e palestras de empregabilidade e capacitação profissional, com o objetivo de facilitar o retorno dos reeducandos à liberdade.

A Moção cumprimentou os servidores do CR e todos os funcionários da SAP que se empenharam para que os resultados fossem positivos. O documento confirma que a Jornada de Cidadania contribui para o atendimento dos direitos essenciais do preso e para a ressocialização.

Na semana do evento, foram 1.246 participações nas atividades, beneficiando 100% da população carcerária do CR de Ourinhos.

Serviços para a Prefeitura

Trinta e nove reeducandos prestam serviços de jardinagem, limpeza em córregos, lagos e bueiros e construção de materiais de concreto, como postes, tijolos e tampas de bueiro. Além da remuneração, os presos recebem remição da pena: cada três dias trabalhados corresponde a um dia a menos de reprimenda.

Essas ações geram economia aos cofres públicos e capacitam a mão de obra carcerária — o preso ganha qualificação e experiência para, quando em liberdade, procurar vaga de emprego.