Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/08/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

6ª Semana Cultural exibe jornadas que marcaram história

Penitenciária I de Reginópolis incentiva a leitura e recria cenas de momentos históricos

Cenários, como a lua e um foguete com a bandeira dos Estados Unidos, a caravela Nina (um dos barcos que descobriu a América) e uma tocha olímpica, foram exibidos na 6ª Semana Cultural. A exposição, nomeada “Liberdade, Uma Jornada Esperada”, ocorreu na Penitenciária “Tenente PM José Alfredo Cintra Borin” de Reginópolis na Jornada de Cidadania e Empregabilidade. Após a solenidade, os convidados foram encaminhados para a ala escolar onde acontecia a exposição.

A Semana Cultural é resultado da parceria entre a Penitenciária e a escola vinculadora e tem como objetivo principal fomentar o empréstimo de livros aos reeducandos, criando espaços para a cultura, lazer, entretenimento, automotivação e informação. Neste ano, a Semana Cultural enfatizou temas da humanidade que marcaram a história, como o homem na lua, os jogos olímpicos, o descobrimento da América e, o mais recente, a fuga dos refugiados sírios. Em cada peça, havia texto informativo e até objetos de interação com o visitante, como a tocha olímpica.

“Liberdade, Uma Jornada Esperada” recriou a imagem do menino sírio morto na praia turca, cenário que mais chamou a atenção dos convidados. O episódio levou os visitantes ao dia da tragédia, ao compor a cena com areia da praia e boneco vestido com roupas idênticas às do menino. “Essa representação assim como a fotografia foram impactantes. A obra fez-me refletir sobre a força que a imagem tem de influenciar e mudar o nosso pensamento. Em um mundo tão dividido e desigual, o amor à vida deveria ser maior que as leis humanas”, disse o vice-diretor da escola vinculadora e participante do evento, Marcos Roberto Marangon.

Refugiados

A grande onda de refugiados foge da pobreza, perseguições e guerras entre povos sunitas, xiitas, Estado Islâmico e Al-Qaeda — todos esses disputam regiões da Síria.

A guerra desencadeou êxodo de milhares de pessoas para países vizinhos e Europa. Em razão da falta de recursos, a travessia pelo mar mediterrâneo é feita por barcos pouco apropriados e geralmente lotados. Foi o que aconteceu com o menino Alan Kurdi e sua família. Eles viajavam para a Grécia, quando dois barcos se chocaram. No acidente, morreram, além do garoto Kurdi, o irmão e a mãe, restando apenas o pai. A criança tinha três anos e sua foto causou intensa comoção no mundo.

Números da 6ª Semana Cultural

A Semana Cultural teve início em 27 de junho e contou com a visitação de 735 presos da penitenciária. Os organizadores registraram 128 empréstimos na Feira do Livro — outra atividade do evento. Os números mostram que o projeto alcançou um dos seus objetivos: promover o conhecimento e a informação por meio da leitura.

aasassa
Topo