Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/08/16 | Caio Daniel - CRN

Em junho Jornada de Cidadania supera 14 mil atendimentos na CRN

24 unidades prisionais são atendidas pela ação. Até o fim de 2016, todas as 41 unidades serão beneficiadas

A Jornada de Cidadania e Empregabilidade superou resultados mais uma vez. Apenas no mês de junho de 2016, na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado (CRN), foram 14.264 atendimentos e participações de reeducandos no projeto.

A Jornada de Cidadania foi criada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) com objetivo de preparar o preso para retornar ao convívio social. O programa desenvolve ações essenciais de cidadania, como emissão de documentos perdidos ou extraviados e atendimentos na área da saúde.

Em junho, receberam a Jornada de Cidadania seis unidades da região noroeste: Centros de Ressocialização (CR) de Marília, Jaú e Lins, Centros de Detenção Provisória (CDP) de Pontal e Taiúva e Penitenciária I “Tenente PM José Alfredo Cintra Borin” de Reginópolis.

Foram emitidos 1.522 novos documentos (RG, CPF, certidão de nascimento e carteira de trabalho). As participações, em palestras de saúde e empregabilidade, foram de aproximadamente 4.300.

Dentre as atividades, destaca-se o plantão de atendimento jurídico, feito por advogados voluntários, parceiros da ação, responsáveis por tirar dúvidas processuais da população carcerária. O Centro de Detenção Provisória de Taiúva, por exemplo, fez parceria com o Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro (Imesb), pela qual alunos do curso de Direito — junto com professores — puderam auxiliar os detentos em questões jurídicas.

Outros tipos de serviços também são oferecidos na Jornada, como corte de cabelo. O CR de Marília recebeu alunos da escola Efac – Formação Profissional da Beleza. A ação funciona como via de mão dupla: os alunos desenvolvem o aprendizado de corte de cabelo e a atitude eleva a autoestima dos presos.

Arte e Cultura

Durante a Jornada de Cidadania, ocorreram diversas apresentações culturais. No CR de Jaú, após a solenidade, dois reeducandos se apresentaram: um deles dançou street dance e o outro cantou e tocou teclado. No CDP de Pontal, houve apresentações de música, poesia e trova. As atuações contagiaram os convidados.

Na Penitenciária I de Reginópolis, aconteceu a Semana Cultural, promovida pelas diretorias da unidade e da escola vinculadora, para incentivar a leitura e práticas de atividades culturais, com exposição temática, como “O Homem na Lua”, “Jogos Olímpicos” e “Refugiados”.

Saúde

Os presos participaram de atividades na área da saúde. Foram cerca de 8 mil testes (DSTs), aplicações de vacina (H1N1) e atendimentos gerais (controle de peso, pressão arterial e glicemia).

Vinte e quatro estabelecimentos prisionais vinculados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado (CRN) já foram atendidos pela Jornada. Até o fim de 2016, todas as 41 unidades serão beneficiadas.

Números do mês de junho

• Emissão de cédula de identidade (RG): 1.000
• Emissão de certidão de nascimento: 47
• Emissão de carteira de trabalho: 189
• Emissão de CPF: 286
• Atendimento jurídico: 479
• Atendimento de saúde: 7.929
• Corte de cabelo: 25
• Participações em palestras: 4.309
• Total: 14.264 serviços prestados

aasassa
Topo