20/07/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Cerimônia marca o lançamento da 2ª impressão do livro escrito pelas reeducandas do CRF de Piracicaba

Tiragem é fruto de parceria com a Secretaria Municipal da Cultura

No dia 28 de junho, foram entregues 200 exemplares do livro “Histórias que nunca contei”, de autoria de dez reeducandas do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Piracicaba. O evento aconteceu na Galeria do Engenho Central em Piracicaba. A impressão da 2ª tiragem foi fruto da parceria firmada com a Secretaria Municipal da Cultura, que possui verba, proveniente da Lei da Rouanet, para incentivo cultural específica à publicação de livros.

Para o juiz da Vara do Júri e das Execuções Criminais, da Comarca de Piracicaba, Luiz Antônio Cunha, o maior prêmio desse trabalho é o fato de nenhuma das reeducandas escritoras ter reincidido no crime, o que justifica a confecção da obra.

O livro é resultado da coletânea de testemunhos pessoais das sentenciadas. Ele apresenta aos leitores as experiências, sonhos e metas de Cintia Maria de Andrade, Greice Kelly da Silva, Fabiene Karen Rodrigues Dias, Flávia dos Santos Moura, Maria do Carmo Gomes da Silva, Sueli Angelo Leandro, Vera Lúcia Batistinha, Ingrid Suelen Martins, Renata Aparecida da Silva Freitas e Deborah Rocha Barboza.

O projeto foi realizado pelo CRF de Piracicaba em parceria com a escola estadual vinculadora “Alfredo Cardoso”, responsável pela coordenação dos trabalhos de elaboração do livro.

A diretora geral do CRF de Piracicaba, Celeste Maria Varella Abamonte, salienta que a colaboração da Secretaria da Cultura foi imprescindível para a concretização da 2ª impressão. “Lançamos a primeira edição em 16 de dezembro de 2015, mas os exemplares acabaram rapidamente, por isso, a necessidade da segunda tiragem. No momento, a crise econômica dificulta o aparecimento de parceiros culturais. A cooperação da Secretaria da Cultura foi fundamental. Agradeço o empenho da secretária municipal, Rosangela Rizzolo Camolese”, comenta.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferratto; Ozério Tadeu Pereira, coordenador do grupo regional de ações de trabalho e educação; Celeste Maria Varella Abamonte, diretora do CRF de Piracicaba; Luiz Antônio Cunha, juiz da Vara do Júri e das Execuções Criminais da Comarca de Piracicaba; Rosangela Rizzolo Camolese, secretária da Cultura de Piracicaba; Tânia Regina Gonçalves, diretora da escola estadual vinculadora “Dr. Alfredo Cardoso”; André Gorga, coordenador editorial/arte da capa; Eduardo Passini, diagramador/editoração eletrônica; professores da escola vinculadora e os servidores do CRF de Piracicaba.