Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/07/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Sipat mobiliza servidores da Coordenadoria Noroeste

Atividades de saúde, bem-estar no ambiente de trabalho e lazer são promovidas na semana

A sede da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), juntamente com as Penitenciárias I, II e Feminina de Pirajuí, realizaram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Foram desenvolvidas atividades voltadas a práticas saudáveis, prevenção de doenças e valorização humana. O objetivo principal do evento foi orientar e conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho.

Em 2016, as equipes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) de cada unidade reuniram-se e organizaram atividades físicas e palestras com temas importantes para o servidor público, como cooperação, bem-estar no ambiente de trabalho e aposentadoria.

A abertura oficial da Sipat ocorreu na terça-feira, 14 de junho, com café da manhã na sede e unidades. À tarde, a assistente social, Kátia Silvani de Barros, apresentou, no auditório da sede, palestra sobre aposentadoria. No final, três servidores aposentados, Vera Lúcia Costa, Orlando Rodrigues (Mirandinha) e José Carlos Pedroso, que atuaram como agentes de segurança penitenciária (ASP), deram depoimento sobre as expectativas e realidades desse momento da vida. Eles contaram sobre os desafios da profissão e como hoje aproveitam a aposentadoria. “No início achei que não iria me acostumar, pois eu tinha uma rotina bem agitada. Trabalhei por muito tempo no plantão noturno. Foi difícil para o organismo habituar. Mas, depois de um tempo, você se acostuma. Passei a dar mais valor em mim e a cuidar mais da minha família”, explica Vera Lúcia.

Nos dias 15 e 16 de junho, as palestrantes Regina Bigaran e Andreia Barbosa abordaram o tema com foco na legislação sobre aposentadoria. Por atuarem no setor de RH, na sede da coordenadoria, puderam ensinar aos funcionários da PI e PII um pouco das leis que conferem o benefício.

Convidado para discorrer sobre bem-estar no trabalho, o padre e professor Edvaldo Rodrigues esteve no auditório da sede e apresentou palestra intitulada “Os Desafios da Qualidade de Vida em Ambientes de ‘Coopetição’”. O professor, mestre em Recursos Humanos, explicou sobre as adversidades do dia a dia de trabalho e como transformá-las em oportunidades, aproveitando as qualidades de cada um.

Nas atividades físicas, o ASP e educador físico por formação, André Ricardo Marcato, mobilizou, por dois dias, na Penitenciária Feminina de Pirajuí, a roda de exercícios ergonômicos. A atividade consiste em alongamentos para ativar a circulação sanguínea e possibilitar mais conforto ao indivíduo, evitando acidentes e possíveis doenças relacionadas ao trabalho. A ação contou com aproximadamente 35 servidores nos dois dias de atividades.

Aula de CrossFit

A personal trainer Patrícia Marino agitou a manhã dos funcionários da Penitenciária II de Pirajuí. Patrícia é especialista em CrossFit, cujo foco é o condicionamento geral do atleta, para otimizar todas as capacidades físicas, como resistência cardiorrespiratória e muscular, força, potência, flexibilidade, velocidade, equilíbrio e precisão. Como programa de treinamento um pouco diferente das academias comuns, os participantes conheceram a nova modalidade esportiva e se divertiram na execução dos treinos.

Torneio de Futebol Society

O campeonato aconteceu na Associação dos Funcionários da PI de Pirajuí. Oito equipes disputaram a competição: sede da CRN, Penitenciárias I e II de Balbinos, I, II e Feminina de Pirajuí e dois times da cidade. A medalha de ouro foi conquistada pelos jogadores do Fórum de Pirajuí e a PII de Balbinos faturou a medalha de prata. Famílias e amigos prestigiaram o evento e, após o torneio, participaram da confraternização entre os times.

Homenagens

Comemorado anualmente em 17 de junho, o Dia do Funcionário Público Inativo foi marcado com a entrega de cartões de agradecimento e amizade aos servidores aposentados. As homenagens feitas por participantes da Sipat demonstraram afeto e consideração da CRN por aqueles que ajudaram a construir a Secretaria.

Participações

A Sipat fechou com cerca de 950 participações, somando-se as três unidades e sede da CRN. As palestras, treinamentos e atividades físicas promoveram a conscientização do bem-estar dos servidores, atualização de conteúdos da vida profissional e quebra de paradigmas.

aasassa
Topo