18/07/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Universitários da PUC, Unip e FAJ participam dos atendimentos de saúde da Jornada de Cidadania e Empregabilidade na Penitenciária Feminina de Campinas

Ação oferece às reeducandas atividades para a promoção da reinserção social

Em 29 de junho, aconteceu a Jornada da Cidadania e Empregabilidade na Penitenciária Feminina (PF) de Campinas. O programa contou com a presença dos universitários da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, Universidade Paulista (Unip) de Campinas e da Faculdade Jaguariúna (FAJ).

Os alunos participaram dos serviços oferecidos na área de saúde. Estudantes do curso de odontologia da PUC ministraram 11 palestras sobre os malefícios do uso do cigarro e o câncer de boca. Ao final de cada apresentação, foram realizados exames preventivos nas sentenciadas.

Alunas do curso de enfermagem da Unip e da FAJ foram responsáveis por um plantão de atendimento, no qual foram oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC) e exames de Papa Nicolau.

Os testes rápidos de HIV foram aplicados pela equipe da Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) “Terra das Andorinhas”, cujo trabalho pode ser acompanhado pelo site http://www.vivamelhorfacaotestehiv.org.br/.

Como forma de promover a reinserção social, o evento proporcionou às participantes atividades, como a regularização e a emissão de registros gerais (RGs) pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt). A Fundação “Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) realizou, em parceria com os servidores do setor de assistência judiciária da PF de Campinas, plantão de atendimento jurídico. A Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, junto com servidores da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) forneceram o cadastro para emissão de certidões (nascimento e casamento). A escola de cabeleireiros ArtHair de Piracicaba fez cortes de cabelo, escova, chapinha e designer de sobrancelhas, serviços para melhorar a autoestima das reeducandas.

Palestras informativas foram ministradas e abordaram os seguintes assuntos: apresentação das atividades realizadas e oferecidas pela Central de Atenção ao Egresso e Família (Caef) da CRSC, mães em cárcere, empreendedorismo, programa de economia solidária, casa do empreendedor, tuberculose e uso e efeitos negativos das drogas.

Na cerimônia de abertura da Jornada de Cidadania e Empregabilidade da PF, estiveram presentes o diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria da Região Central (CRC), Ozério Tadeu Pereira, que representou o coordenador Jean Ulisses Campos Carlucci; Arnaldo Salvetti Palácio Júnior, secretário municipal de Trabalho e Renda, que representou o prefeito de Campinas, Jonas Donizete; Sunem Praxedes, diretor da União Internacional de Pastores e Capelães (Unipas) do estado de São Paulo; Gian Carlos Pereira, padre da Paróquia Santa Mônica de Campinas; Roseni Screpanti Braun, diretora geral da PF de Campinas; e os diretores gerais das unidades prisionais de Jundiaí, Itirapina, Hortolândia, Sumaré, Mairinque e Piracicaba.

Saldo de atendimentos realizados na 1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade da PF de Campinas:

Cadastros de Pessoa Física (CPF) – Emitidos/Regularizados: 182
Registros Gerais – Expedidos: 182