14/07/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Reeducandos da Penitenciária I de Itirapina usam arte do grafite com tema dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para ornamentar praça pública de São Carlos

A decoração faz parte dos preparativos para a passagem da Tocha Olímpica pela cidade no dia 18 de julho

Reinserção social, essas são as palavras que resumem a ação promovida em São Carlos. A prefeitura municipal, por intermédio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), firmou parceria com a Penitenciária “Dr. Antônio de Queiroz Filho” I de Itirapina, para que 40 reeducandos do regime semiaberto façam a limpeza e conservação das vias públicas da cidade.

Um dos diretores do Comitê Emergencial de Limpeza Pública (Celp), durante os reparos de uma das praças públicas, notou o talento de dois sentenciados. Eles destacavam-se na pintura e no trabalho minucioso de restauração dos monumentos. Por isso, foram convidados a desenvolver obras artísticas de grafite com a temática dos Jogos Olímpicos 2016.

A promoção do grafite com essa temática justifica-se pelo fato de a organização das Olimpíadas Rio 2016 ter definido o dia 18 de julho para a Tocha Olímpica percorrer São Carlos. Na ocasião, um dos atletas que terão a honra de conduzir o símbolo das olímpiadas será o servidor da Penitenciária I de Itirapina, Itamar Mariano da Silva. Ele foi indicado para participar do evento, porque é esportista com participação em maratonas.

Para o diretor da Celp de São Carlos, Dante Nonato, as atividades desenvolvidas pelos reeducandos estão surpreendendo. “Os presos são verdadeiros artistas. Juntos remodelaram o chafariz da Praça Central, os bancos da Praça Santa Cruz e agora fazem os grafites, com tema olímpico, na Praça Coronel Salles. Estamos admirados com o trabalho realizado na nossa cidade, a SAP está de parabéns”, ressalta Nonato.

Ao terminar os grafites na Praça Coronel Salles, os reeducandos continuarão com os trabalhos artísticos, desta vez, na Biblioteca Municipal. Lá, será grafitado mural de quatro metros de altura por seis metros de comprimento. Os materiais usados nas atividades foram doados por empresas de São Carlos.

Com a reinserção social, oportunizada pela unidade prisional, os sentenciados têm a chance de colocar em prática a experiência de vida em atividades que, além de remuneradas, possibilitam a remição de pena. Por outro lado, os moradores têm à disposição uma cidade limpa e conservada, com economia de recursos financeiros para os cofres da prefeitura. Esse intercâmbio de ações viabiliza a reinserção dos reeducandos ao convívio social. Atitudes como estas refletem a construção de um lugar melhor.