Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/07/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Programa de educação nutricional capacita reeducandas da Penitenciária Feminina de Campinas

Entre aulas teóricas e práticas, conteúdo programático prepara as participantes para concorrerem a vaga no mercado de trabalho

“Alimente-se Bem”, esse é o título do curso ministrado para as reeducandas da Penitenciária Feminina (PF) de Campinas. A ação é resultado da parceria com o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi) e tem como objetivo ensinar o aproveitamento integral dos alimentos e evitar o desperdício.

O programa ensina conceitos sobre a boa alimentação, a importância da nutrição no cotidiano, como agir na manipulação dos alimentos, planejamento das compras para evitar gastos excessivos, formulação de cardápio para diversas ocasiões, percepção de quais alimentos estão próprios para o consumo e como armazenar os mantimentos e produtos antes e depois do preparo.

Ao encerrar o curso, além do conhecimento adquirido, as participantes receberão certificado de conclusão. O documento poderá ser utilizado na elaboração de currículo, de modo a proporcionar às reeducandas mais chances no mercado de trabalho, quando em liberdade.

As primeiras aulas aconteceram nos dias 17 e 24 de junho de 2016, na cozinha da unidade prisional que funciona em dois plantões de trabalho, e atenderam a duas turmas, de 16 presas. Primeiramente, foi demonstrada a teoria e, depois, passou-se para a prática.

No módulo inicial, as reeducandas aprenderam fazer bolos de cenoura, beterraba e laranja com casca, com aproveitamento máximo dos alimentos e ingredientes. A produção de biomassa à base de banana verde foi novidade para as participantes. Elas aprenderam a usar a mistura no preparo de brigadeiro, bolo, pão, entre outros alimentos.

As nutricionistas do Sesi, Adriana Teodoro da Silva e Isaura Aparecida da Silva Oliveira, são as responsáveis pelo curso na Penitenciária. Com o propósito de que as aulas fossem plenamente aproveitadas, a unidade prisional preparou instalações adequadas para o estudo. Para concluir a carga horária, serão realizados seis encontros, um por mês.



aasassa
Topo