22/11/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Música no CR de Ourinhos

Projeto “Levando Música” proporciona momentos de descontração e formação técnica a presos

Reeducandos se reúnem para tocar violão

A música tem o poder de causar diversas sensações nas pessoas: alegria, relaxamento, entusiasmo e até estímulo para a realização de atividades físicas. O Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos, em parceria com a Escola Municipal de Música Maestro Américo de Carvalho, utiliza essa arte como forma de terapia no desenvolvimento do projeto “Levando Música”. Iniciada em setembro, a medida busca descobrir novos talentos, desenvolver a sensibilidade dos reeducandos nas relações interpessoais e proporcionar uma futura formação técnica na área.

O projeto é dividido em três fases. A primeira consiste em aulas semanais com duração de uma hora, nas quais noções básicas de música (ritmo, melodia, etc.) são passadas aos detentos para a criação de um canto-coral. Após seis meses de período experimental serão aplicadas avaliações. Em uma segunda etapa haverá formação de um coral de vozes, com regência e aprendizagem específica da linguagem musical, momento em que os reeducandos serão instruídos na leitura de partituras. A terceira fase será focada no estudo e execução de instrumentos musicais.

A iniciativa obteve alto grau de aceitação entre os presos e já conta com a participação de 25 alunos. Com o avanço do projeto, a unidade pretende promover apresentações internas para reeducandos e familiares. “Acreditamos que [o projeto] servirá como coadjuvante na recuperação da autoconfiança, autoestima, convívio social, enriquecimento moral e como mais uma importante ferramenta pacificadora”, explica a diretora da unidade, Suely Gomes Ferreira.