12/07/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Monge budista fala sobre paz interior para servidores da Corevali

Banda musical formada por detentos abre evento em que mestre do Budismo Kadampa aponta caminhos para alcançar o equilíbrio pessoal

Monge Tsultrim

A tranquilidade e a serenidade do Budismo marcaram presença no auditório do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Tremembé, no dia 21 de junho. Organizada pelo Conselho da Comunidade, com apoio da 1ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté, a palestra “Manter-se em Paz” foi ministrada por representante do Budismo Kadampa para servidores da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali).

Com vivência de 20 anos como monge e trajetória de dedicação em templos budistas no Brasil e no exterior, Gen Kelsang Tsultrim falou por uma hora e meia para plateia formada por cerca de 50 funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Passagens sobre a vida do Príncipe Sidarta (Buda), caminhos para encontrar iluminação e autoconhecimento, além de orientações sobre meditação, para amenizar o estresse do dia a dia, foram alguns dos apontamentos do mestre Tsultrim. Para abrir a noite, a banda da unidade prisional, formada por 10 detentos, apresentou três músicas no estilo gospel.

Entre os meios para encontrar a paz interior, o monge destacou que a percepção humana não é perfeita. “Quando se conseguir perceber mais e melhor e entender a realidade ao nosso redor, não teremos mais problemas”, esclareceu.

Lista da felicidade

Segundo Tsultrim, a verdadeira e única causa da felicidade é a paz interior. “As pessoas fazem o que chamo de lista da felicidade em que alguns itens comuns são bons relacionamentos, beleza e sucesso. Mas, você pode ser feliz sozinho ou acompanhado, empregado ou sem serviço, com ou sem dinheiro. Se a mente está em paz, você está feliz”, refletiu.

Quociente de adversidade

O monge budista chamou atenção para características de personalidade que podem refletir no ambiente de trabalho. Popularmente conhecidos, os quocientes de inteligência e emocional agora dividem espaço com o quociente de adversidade, cada vez mais valorizado no mundo corporativo. “O bom profissional é capaz de transformar condições adversas em favoráveis”, apontou Tsultrim.

Presença

Além de membros do Conselho da Comunidade, estiveram presentes o coordenador da Corevali, agentes penitenciários, diretores gerais e diretores de segurança do CPP de Tremembé, do Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté e das Penitenciárias II “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé, I de Potim, I “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé e Feminina “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé.