Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/07/16 | Veruska Almeida – Assessoria de Imprensa SAP

Skateboards e inclusão social

Skatista leva mensagem de libertação e fé a presos de Guarulhos

Quando você se propõe a trabalhar no sistema carcerário sabe que vai conviver com o lado intrigante e curioso das prisões. No dia a dia do cárcere é comum se observar feições de desesperança, em que muitos não encontram a convicção do poder seguir em frente.

Mas a vida é feita de experiências e são projetos do bem, como o desenvolvido pelo skatista norte-americano, Dennis K. Martinez, com presos de todo o mundo que faz refletir, quem está nesse universo de privação.

No último dia 29/06, a Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos, proporcionou aos seus presos um dia inusitado. Com um olhar de curiosidade e admiração, cerca de 300 presos participaram do evento organizado pelo instituto PDR.

Músicas do universo street e apresentações performáticas de skate deram início à programação. Contudo, foi poder conhecer a história de Martinez que prendeu todas as atenções e fez reeducandos e convidados embarcarem nesse relato de fé e superação.

Se pontuar como um futuro campeão mundial aos 12 anos e alcançar a meta no estilo freestyle aos 17 é para poucos. Porém, nem tudo é apenas sucesso e holofotes. Se perder no mundo das drogas, trocar seu troféu por U$ 500 dólares em entorpecentes, viver nas ruas e perder tudo; essas foram suas escolhas, mas não seu fim.

Dentro dessa narrativa, ele ainda contou sobre como introduziu o caçula no universo dos ilícitos. “Eu dei ao meu irmão seu primeiro cigarro de maconha. No seu julgamento meus pais estavam dilacerados. Durante uma das suas duas passagens na prisão, nosso pai morreu e ele não pode comparecer ao enterro. Vou carregar para sempre esse peso em minha vida”, relatou Martinez.

Sua volta por cima se deu através da religião. É contando sua história para pessoas privadas de liberdade que ele propaga sua palavra. Foi olhando nos olhos de cada um dos presentes que ele tocou suas almas. Ser especial, ser único dentro de suas particularidades, essa foi a principal mensagem naquela manhã.

Ninguém é mais nem menos, certo ou errado. Cada indivíduo tem suas escolhas e deve possuir uma segunda chance. Nos seus 20 anos “limpos”, Martinez declama a esperança, leva a sua fé às populações prisionais.

Uma vida dedicada ao próximo

Denis Martinez coordena um projeto de ressocialização e reabilitação de presos na Califórnia. O programa conta com o apoio do governo americano e trabalha com presos até do nível quatro, apenas um abaixo dos condenados à morte.

No Brasil, ainda teve a oportunidade de conhecer Kesley Maximiano, 24 anos. O jovem skatista, que está com o pai preso, estava em um parque de São Paulo e durante sua apresentação conheceu o americano. Desse encontro nasceu uma nova parceria. Maximiano, que usa o esporte como sua principal forma de expressão, hoje é patrocinado pela empresa de Martinez e está acompanhando os eventos do Brasil.

aasassa
Topo