Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/07/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Unidades prisionais promovem ações para conscientizar servidores sobre preservação ambiental

As atividades aconteceram em comemoração ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”

Reparar os erros do passado realizando ações no presente, que, no futuro, façam do nosso planeta um lugar melhor para se viver. Esta é a filosofia dos ambientalistas e das pessoas que trabalham promovendo práticas de proteção e preservação do meio ambiente. Mas seria isso possível? Sim! A mudança das atitudes errôneas acontece a partir da conscientização do que deve ser revertido e é aí que entra a veiculação da informação, algo imprescindível nesse processo. Por esse motivo, em comemoração ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”, 05/06, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz e o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto realizaram atividades com objetivo de instruir os servidores e os capacitar para que se tornem agentes multiplicadores do conhecimento, que tem como base a preservação da natureza.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do CPP organizou uma palestra ministrada pelo gestor ambiental, Márcio Franco dos Santos, representante do Instituto Refloresta. Na exposição foi debatida a importância da preservação das matas ciliares e dos locais próximos a nascentes, lagos e riachos. Na ocasião, Santos ensinou como fazer o plantio de mudas, com a utilização de adubos químicos, compostos orgânicos e calcário. Ele demonstrou a proporção ideal de cada substância e como preparar o solo; tudo para ter um melhor aproveitamento das diferentes espécies de plantas e árvores. No final das instruções os servidores plantaram exemplares de araçá, cabeludinha, quaresmeira, palmeira e pitanga.

O CPP de Porto Feliz firmou uma parceria com a Penitenciária “Dr. Antônio de Souza Neto” de Sorocaba, forneceu vários tipos de plantas, como árvore da felicidade, duranta, evônimo, flor de leopardo, orquídea bambu, palmeira areca, jasmim amarelo e pingo de ouro. As mudas foram distribuídas por toda a área verde do estabelecimento prisional.

A relevância do assunto fez com que o CDP de Capela do Alto colocasse em prática um conjunto de ações: a Cipa apresentou o esboço de um projeto de expansão da coleta seletiva para o interior dos pavilhões habitacionais. Desta forma a unidade prisional ficará com 100% do lixo preparado para a reciclagem. Foi feito o plantio de um manacá da serra no canteiro do estacionamento em frente à administração, uma espécie ornamental pioneira da mata atlântica brasileira. Os servidores confeccionaram cartazes e panfletos informativos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da necessidade de encontrar alternativas para despoluir o ar e os mananciais. Aconteceu a instituição do projeto “Pomar do Servidor”. A proposta é que a cada ano, um servidor seja escolhido para plantar a semente de uma árvore frutífera em comemoração ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Como o projeto foi instituído este ano, foram escolhidos quatro servidores para plantar uma árvore cada um, correspondentes aos anos de 2013 (ano da inauguração), 2014, 2015 e 2016.

Mais importante do que promover ações e eventos para cumprir um calendário é destacar que as unidades prisionais realizaram a promoção da informação. Somente com conhecimento as pessoas têm base para desenvolver uma consciência ecológica.















aasassa
Topo