Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/07/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Penitenciária de Sorocaba supera expectativa de atendimentos na Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Reeducandos têm a oportunidade de providenciar documentos pessoais, participar de palestras informativas e atividades de reinserção social

Com o objetivo de capacitar os sentenciados para a vida em liberdade, a Penitenciária “Dr. Antônio de Souza Neto” de Sorocaba promoveu, em 15 de junho, a 1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade. No evento, foram prestados 10.352 atendimentos. Esse número deve-se ao fato de que as atividades, destinadas a favorecer a reintegração social dos participantes, foram minuciosamente preparadas.

Entre as ações, foram oferecidos a emissão de 1ª e 2ª via de registros gerais (RGs) e de certidões de casamento, nascimento e óbito; plantão de atendimento jurídico e análise processual e cortes de cabelo, para melhorar a autoestima dos sentenciados. Outro serviço disponibilizado foi o plantão de atendimento de saúde, com aferição de pressão arterial, teste rápido de fluído oral para detectar HIV, medição do índice de massa corpórea (IMC), avaliação de peso e altura, teste de glicemia capilar (Dextro), teste de tuberculose a partir da coleta de escarro, teste rápido de sífilis, avaliação de mucosa e saúde bucal, avaliação clínica para prótese dentária e distribuição de preservativos.

Os reeducandos participaram de palestras informativas e oficinas temáticas, cujos os assuntos foram: ações desenvolvidas e oferecidas pela Central de Atenção ao Egresso e Família (Caef) da Coordenadoria Central (CRC); doenças sexualmente transmissíveis (DST); combate ao consumo abusivo da bebida alcoólica e uso de drogas – pelo grupo dos narcóticos anônimos (NA); auriculoterapia; doença contagiosa; amor é o caminho e higiene bucal.

Os resultados da Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária são reflexos das parcerias firmadas, como, por exemplo, com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), na emissão de Registros Gerais – RGs; Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da CRC, na organização; Fundação “Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), para o plantão jurídico; Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania (SJDC), com o cadastramento para emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito; Escola de Cabeleireiros Art Hair, para os cortes de cabelo; profissionais da área da saúde da SAP e alunas da Escola de Enfermagem Ana Neri.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação de um grupo musical de reeducandos do Núcleo de Cultura da Escola e com as presenças do diretor do Grate da Região Central, Ozério Tadeu Pereira, representando o Coordenador das Unidades Prisionais da Região Central, Jean Ulisses Campos Carlucci, e do diretor geral da Penitenciária, Marcelo Serroni Persike. Também estiveram, no evento, representantes da Secretaria do Desenvolvimento Social de Sorocaba, empresa Focus Desenvolvimento Humano, igreja Testemunhas de Jeová e Adventista, Funap e Conselho da Comunidade do Município de Sorocaba, além do bispo da Arquidiocese de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues e dos diretores gerais dos estabelecimentos prisionais de Capela do Alto, Mairinque, Hortolândia e Campinas.

aasassa
Topo