Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/07/16 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

1ª Feira da Ciência e Meio Ambiente no CPP de São José do Rio Preto recebe visita de juízes e promotor

De estufa artificial a “gotas d’ água” caindo do céu, reeducandos projetam cenas recriando ambientes naturais para conscientização

Reeducandos alunos do Centro de Progressão Penitenciária de São José do Rio Preto realizaram, nos dias 13 e 14 de junho, a 1ª Feira de Ciências e Meio Ambiente da unidade. O evento foi prestigiado pelo juiz de direito corregedor dos presídios, da Vara das Execuções Criminais e do Departamento Estadual da 8ª RAJ, Zurich Oliva Costa Netto; Natália Berti e Patrícia da Conceição Santos, juízas substitutas; José Márcio Rossetto Leite, 19º promotor de justiça; e Patrícia Nascimento Santos, assistente judiciário.

A feira ocorreu nas dependências do estabelecimento prisional em comemoração à Semana do Meio Ambiente, 1 a 5 junho, sob coordenação da diretora do Núcleo de Educação, Angélica B. Chiqueto, organização de professores e produção dos reeducandos. Durante o evento, foram apresentados trabalhos manuais confeccionados com materiais reciclados e maquetes, ilustrando diversas formas de reaproveitamento de água da chuva. Uma sala foi decorada em formato de estufa, com luzes esverdeadas e teto forrado, para exposição de mudas orgânicas. Em outra, “gotas de chuva” desciam do alto exemplificando o ciclo da água na natureza.

No espaço ecumênico, reeducandos encenaram a peça teatral intitulada “A importância do meio ambiente”. Outros se organizaram em coral para entoar a canção “Primavera” do cantor Tim Maia e, por fim, apresentaram um jogral referente à ação do homem na degradação ambiental. Em seguida, a professora Vanessa Rogério ministrou palestra sobre a situação do meio ambiente na atualidade e apresentou documentário sobre as catástrofes ambientais mundiais.

Segundo os organizadores, a ação objetivou contribuir com a formação integral do reeducando, ampliando as atitudes de cooperação e comportamento ético-cidadão, explorando diferentes explicações sobre o mundo, fenômenos da natureza e transformações produzidas pelo homem e, ainda, envolvê-los em um ambiente escolar diferenciado e atrativo que estimulasse a arte de pensar e o prazer de aprender.

aasassa
Topo