Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/06/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Coordenadoria Central promove campanha de combate à gripe Influenza A (H1N1)

Ação apresentou alta de 44% nas imunizações em relação ao mesmo período do ano passado

Os índices são alarmantes! Segundo boletim veiculado recentemente pelo Ministério da Saúde, que abrange informações enviadas pelos estados brasileiros até 30/04/2016, o Brasil registra 444 mortes por complicações de gripe, das quais 411 estão relacionadas ao vírus Influenza A (H1N1). De acordo com o que foi informado, o Estado de São Paulo conta com o registro de 202 mortes relacionadas à doença, quase a metade de todos os casos do país. Levando em consideração todos esses dados importantes, a Coordenadoria de Unidades Prisionais de Região Central (CRC), está em campanha contra a gripe Influenza A (H1N1).

O público alvo são servidores e reducandos, sendo que o objetivo da ação é imunizar o maior número possível de pessoas para que estas não adoeçam, quando em contato com o vírus transmissor. Em 2015 foram vacinados 2.914 servidores e 31.497 presos, mas em 2016 esses números apresentaram uma considerável alta, sendo imunizados 3.690 servidores, 26,63% e 37.274 reeducandos, 18,34% a mais do que no mesmo período do ano passado. Somando a porcentagem de imunizações entre os servidores e os presos, o resultado é um aumento de 44% em relação à campanha do ano passado, somente nas unidades da CRC. Com isso, ganha o sistema prisional paulista e a sociedade por ter menos pessoas no grupo de risco da doença.

Para Alexandre Lazinho Santos, diretor do Centro Regional de Atenção à Saúde da População Prisional da CRC, o sucesso da campanha é fruto do trabalho realizado pelas equipes de saúde das unidades prisionais, através da conscientização da população prisional com os materiais informativos que foram elaborados pela Coordenadoria de Saúde (cartazes e panfletos). Também foi fornecido pela Secretaria de Saúde do Estado um vídeo sobre o combate a gripe (H1N1), entregue para os profissionais da área da saúde da SAP, o que foi de grande valia para a capacitação dos servidores.

Na sede da CRC as aplicações das doses da vacina contra a gripe H1N1 foram realizadas pela enfermeira Bárbara Aparecida Lima de Moura Santos, do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), que através das orientações recebidas da diretora, Adriana Cortado Shammass de Mancilha, imunizou 137 servidores.

Adriana ressalta a importância da realização da campanha todos os anos. “A gripe é uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus que sofre constantes mutações. Sendo assim, a cada ano é disponibilizada uma imunização diferente, adequada às mudanças dos vírus. Vale lembrar que mesmo vacinada, existe a possibilidade da pessoa desenvolver a gripe, mas nestes casos, os sintomas são mais brandos”, explica.

Fizeram parte da campanha as seguintes unidades prisionais da CRC: CDP Americana; CR Atibaia; CR Bragança Paulista; CDP Campinas; Penitenciária Feminina de Campinas; CPP Campinas “Prof. Ataliba Nogueira”; CDP Capela do Alto; Penitenciária de Capela do Alto; Penitenciária “Joaquim de Sylos Cintra” de Casa Branca; Penitenciária “Nelson Vieira” de Guareí; Penitenciária II de Guarei; CDP Hortolândia; CPP Hortolândia; Penitenciária “Odete Leite de Campos Critter” de Hortolândia; Penitenciária III de Hortolândia; Penitenciária “Odon Ramos Maranhão” de Iperó; CRF Itapetininga; Penitenciária “Jairo de Almeida Bueno” de Itapetininga; Penitenciária II Itapetininga; Penitenciária “Dr. Antônio de Queiroz Filho” de Itirapina; Penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio” de Itirapina; CDP Jundiaí; CR Limeira; Penitenciária de Mairinque; CR Mococa; Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu; CR Mogi Mirim; CDP “Nelson Furlan” de Piracicaba; CRF “Carlos Sidnes Cantarelli” de Piracicaba; CPP Porto Feliz; CRF de Rio Claro; CR “Dr. Luiz Gonzaga de Arruda Campos” de Rio Claro; CDP Sorocaba; Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro” de Sorocaba; Penitenciária “D. Antônio de Souza Neto” de Sorocaba; CR de Sumaré.

aasassa
Topo