28/06/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

CDP de Caraguatatuba realiza formatura de presos e regulariza quase mil documentos

Ao todo, foram prestados mais de 1.500 serviços nas áreas de saúde, cidadania e judiciário; Formatura de 27 presos contou com a presença de familiares

O uniforme de presidiário deu lugar à beca para 27 presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba, no dia 15/06. A formatura dos detentos foi um dos destaques da “Jornada da Cidadania e Empregabilidade”, evento que reuniu a prestação de uma série de serviços aos sentenciados.

Ao todo, foram atualizados quase mil documentos de presos. A ação é importante por permitir que homens reclusos no sistema prisional tenham acesso à documentação civil básica, o que lhes possibilita a abertura de conta bancária, obtenção de crédito e acesso a questões previdenciárias, quando estiverem em liberdade.

Já a participação de 297 presos em palestras e os 102 atendimentos jurídicos foram momentos em que os reclusos puderam aprender mais sobre seus direitos e deveres e ainda tomar conhecimento sobre a própria situação processual.

As práticas preventivas de saúde, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia, também foram oferecidas ao longo do dia para os presos da unidade. Realizaram-se quase 200 atendimentos.

Organizado pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Trabalho e Educação da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o evento contempla os eixos do judiciário, da saúde e da cidadania num verdadeiro mutirão de serviços para os reclusos do regime fechado.

“O evento foi uma coroação a todo trabalho que vem sendo executado na unidade. Aqui, acreditamos na reinserção do preso na sociedade. Apesar deles estarem cumprindo pena, trabalhamos para que o cárcere desses homens seja passageiro. Aos presos condenados, valorizamos o estudo e o trabalho para que possam exercer sua cidadania. Àqueles que ainda aguardam a sentença, os provisórios, nos dedicamos para que possam exercer sua cidadania por meio do voto, por exemplo”, fala o diretor geral do CDP, Renato Benetti. “Além disso, deixamos claro no dia a dia dos detentos, que para retornarem à sociedade devem respeitar as convenções sociais e ocupar seu espaço de forma digna e correta”, ensina.

Educação que transforma

Numa das salas de aula do próprio CDP, 12 presos se formaram no curso “Agente de Informações Turísticas” pelo Pronatec e 19 receberam o certificado por 10 módulos, pelo Programa da Educação para o Trabalho (PET), cuja formação dá ênfase à preparação do aluno para o mercado de trabalho, com aulas sobre cidadania e ética, empreendedorismo e meio ambiente, entre outros temas.

Na entrega dos certificados, a emoção tomou conta do lugar, especialmente nos casos em que a mãe ou o pai do preso foi responsável por entregar nas mãos do detento, o papel símbolo desta importante conquista.

Com os olhos marejados, José Darcio dos Santos, de 58 anos, era todo orgulho. “É gratificante ver nosso filho continuar os estudos. Quando ele está estudando, ocupa a mente com algo positivo”, disse. Filho mais velho de Seu Darcio entre seis irmãos, Miguel Angelo Corel dos Santos, de 37 anos, descobriu atrás das grades o valor dos estudos. “A escola é meu maior refúgio”, resume ele, que havia estudado até a 6ª série do ensino fundamental quando foi preso e hoje está concluindo o 1º ano do Ensino Médio.

Números da Jornada no CDP de Caraguatatuba

• Emissão e atualização de CPFs – 445
• Emissão de Títulos de Eleitor – 297
• Emissão de cédulas de identidade (RGs) – 100