24/06/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Maio encerra com cinco Jornadas de Cidadania em unidades da CRN

Reeducandos receberam novos documentos e certificados de conclusão de curso; além da participação em palestras, atendimentos jurídicos e de saúde

Com início em 2015 no Centro de Progressão Penitenciária de Tremembé, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade surgiu para atender a princípio, reeducandos em regime semiaberto, já que estes estariam prestes a ganhar a liberdade. O sucesso foi tão grande que a jornada se estendeu a todas as unidades prisionais (Centros de Ressocialização, de Detenção Provisória, de Progressão Penitenciária e Penitenciárias) do Estado, passando a atender da mesma forma, presos em regime fechado. A Jornada de Cidadania é projeto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), juntamente com a Coordenadoria de Reintegração Social, Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN) e unidades prisionais e tem como objetivo promover ações que auxiliem o preso em seu regresso à sociedade.

Neste ano 19 unidades subordinadas à CRN foram atendidas pela jornada, cinco delas no mês de maio: Centro de Detenção Provisória de Ribeirão Preto, de Bauru e de Serra Azul, Centro de Ressocialização de Ourinhos e Penitenciária “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz” de Pirajuí. Os reeducandos puderam regularizar documentos, tirar dúvidas sobre seus processos, no plantão de atendimento jurídico, fazer exames variados de saúde (vacinação H1N1, teste rápido de glicemia, aferição de pressão arterial e atendimento odontológico) e assistir a palestras sobre empregabilidade, empreendedorismo e cidadania. Tais atividades servem de suporte para o reeducando no processo de reintegração social e retorno ao mercado de trabalho.

Também é objetivo da jornada criar relações com profissionais e entidades que possam contribuir com o mutirão das atividades. Essas relações estreitam os laços entre sistema penitenciário e órgãos públicos e privados, que são agentes motivadores no processo de ressocialização.

Entrega de CTPS e Certificados

Em parceria com o Poupatempo de Ribeirão Preto, oito reeducandos do CDP de Serra Azul puderam tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Os novos documentos foram entregues por autoridades presentes na solenidade, servidores da SAP, representantes da prefeitura municipal de Serra Azul e do Poupatempo.

Na Penitenciária de Pirajuí, 15 sentenciados receberam certificados de conclusão dos cursos de informática básica, Programa de Olho no Futuro (ministrados por monitores da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel - Funap), ensinos fundamental e médio (escola vinculadora). Os diplomas foram entregues por autoridades na cerimônia solene.

Cortes de cabelo e feira de ciências

No Centro de Ressocialização de Ourinhos, cabeleireiros voluntários contribuíram para o mutirão de ações. Vinte e um reeducandos cortaram o cabelo com profissionais da beleza, ação que renova a autoestima e promove bem-estar. Também no CDP de Serra Azul, os convidados que prestigiavam a jornada participaram da feira de ciências, desenvolvida por reeducandos e professoras da escola vinculadora da unidade. A exposição contou com 10 reeducandos e mostrou como um vulcão entra em erupção causando reação química com simples ingredientes como bicarbonato de sódio e vinagre, atividade que chamou a atenção de todos os presentes.

Números do mês de maio

• Emissão de Cédula de Identidade (RG): 1.100