Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/06/16 | Eliane – Interlocutora Croeste

CQVidass Oeste incentiva Campanha Junho Vermelho e Dia Mundial do Doador de Sangue

Por intermédio das Cipas, unidades prisionais também aderem à causa com materiais impressos, cartazes e orientações

Sinônimo de calor, amor e energia, nada mais justo do que a cor vermelha ser eleita para representar a campanha de doação de sangue nas unidades prisionais em um dos meses mais frios do ano. Por esse motivo, enredado com o clima junino, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Região Oeste abraçou a campanha Junho Vermelho, a fim de incentivar servidores do sistema penitenciário a contribuir com os bancos de sangue dos estabelecimentos de saúde.

Com as temperaturas em queda, comuns ao período dessa época do ano, doenças oportunistas costumam aparecer trazendo não só incômodas gripes, resfriados e outras enfermidades, como também, consequentemente, impedindo temporariamente as doações sanguíneas. Somado a isso, muitos doadores saem em viagens de férias e outros, devido ao frio, desistem de ir aos hemocentros, o que resulta em déficit no estoque de sangue.

Diante desse quadro, cirurgias, atendimentos médicos de urgência e tratamento de doenças crônicas acabam não sendo realizados, trazendo prejuízo aos novos pacientes e prejudicando a boa recuperação de outros. Por esse motivo, a fim de estimular os funcionários a realizar o gesto de solidariedade, o CQVidass Oeste montou um verdadeiro “arraial” no corredor do prédio onde funciona, com bandeirolas brancas e vermelhas e balão com o nome da campanha. A ação se estendeu a 38 unidades prisionais subordinadas, por intermédio das comissões internas de prevenção de acidentes (Cipas).

“Por tratar-se de um corredor onde servidores e visitantes passam diariamente, a ideia é fazê-los lembrar de quão nobre é esta atitude e o bem que ela pode fazer na vida de quem precisa. “Esperamos que a conscientização aqueça o coração de todos para que sejam solidários e incentivem os demais também a doarem sangue regularmente, mesmo em temperaturas amenas”, pondera a diretora de saúde, Fabiana Minzoni Rocha. A divulgação da campanha também é realizada com orientações, palestras, cartazes e folhetos aos funcionários das Penitenciárias de Dracena, Marabá Paulista, Irapuru, Andradina, Paraguaçu Paulista, Pacaembu, Osvaldo Cruz, Lucélia, PI de Presidente Venceslau, Centro de Ressocialização Feminino de São José do Rio Preto e Centro de Ressocialização de Araçatuba, com distribuição de laços vermelhos na Penitenciária de Presidente Prudente.

Uma doação pode salvar até quatro vidas

A bolsa coletada pode ser fracionada nos seguintes componentes sanguíneos: concentrados de hemácias e de plaquetas, plasma e crioprecipitado. Por isso, um único doador pode beneficiar até quatro pessoas. Como condição básica para realizar a doação é preciso estar em dia com a saúde, possuir documento com foto emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional, ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar acima de 50kg.

Quem não pode doar

• Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
• Mulher grávida ou que esteja amamentando;
• Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de chagas.

Fonte:

http://www.brasil.gov.br/saude/2014/07/saiba-mais-sobre-doacao-de-sangue-e-ajude-a-salvar-vidas
http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue/


aasassa
Topo