Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/06/16 | Eliane – Interlocutora Croeste

A arte da leitura é incentivada nas unidades da Croeste

Em comemoração ao dia da língua portuguesa unidades prisionais realizam rodas de leitura e outras atividades

O dia da Língua Portuguesa, 10 de junho, foi comemorado nas unidades prisionais da Coordenadoria da Região Oeste (Croeste) com suas contínuas atividades de incentivo à leitura. Despertar e promover o desenvolvimento do vocabulário, aguçar o potencial cognitivo e alargar os horizontes pessoais e culturais são alguns dos objetivos das ações realizadas constantemente com os reeducandos da região.

Desde o mês de abril, em que se iniciou a Semana da Leitura e foi celebrado o Dia Mundial do Livro, cada unidade montou um projeto específico com objetivos, metodologia e formas de avaliação envolvendo discentes da alfabetização, ensino fundamental e médio, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e reeducandos que participam de cursos profissionalizantes pelo Programa de Educação para o Trabalho (PET) da Fundação “Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). Ao final, os materiais produzidos foram analisados e serviram para verificação progressiva de desempenho, participação e interesse no cumprimento do que foi proposto, de forma individual e em grupo.

Às rodas de leitura, somaram-se outras atividades específicas: produção da 2ª edição do livro “Libertos pela Poesia”, de autoria dos alunos da Penitenciária de Flórida Paulista; exposição de livros na quadra de esportes e participação de contadoras de histórias, com dicas de beleza e estética afro, no Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José do Rio Preto; montagem de stands de livros em locais estratégicos, nas oficinas internas de trabalho do CR de Presidente Prudente e realização da “Feira do Livro Sebo”, com obras doadas por docentes e servidores na Penitenciária de Paraguaçu Paulista, local onde também foi realizado jogral com recitação de poesia.

Pelo mesmo motivo, houve exibição de documentário na Penitenciária de Pracinha; discussões e atividades temáticas na Penitenciária de Irapuru e recitação na Penitenciária de Marabá Paulista na qual, semelhantemente à Penitenciária de Martinópolis, também foi realizado um sarau literário, sendo que nesta última houve ainda drops de leitura. De maneira geral, foram desenvolvidas artes, distribuição de panfletos alusivos às datas comemorativas, exposição de trabalhos, elaboração de livretos, leituras de sinais, debates, produção de histórias em quadrinhos, tirinhas, contos, resenhas, murais, cordéis, entre outros no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto e nas Penitenciárias de Junqueirópolis, Florínea, Mirandópolis II, Tupi Paulista Feminina, Lucélia, Lavínia (I e III), Andradina, Assis e Presidente Venceslau (I).

Concursos

A qualidade de alguns trabalhos gerou competições literárias com direito a premiações: concurso de resenhas (Penitenciária de Riolândia); concurso de cartazes de desenhos e escritos, com análise dos quesitos linguagem, grafia, pontuação e conteúdo (Penitenciária de Pacaembu); premiação de leitores com maior quantidade de títulos lidos mensalmente (CR de Presidente Prudente) e batalha de rimas (Penitenciária de Martinópolis). No CPP de Pacaembu a missão era formar uma “Corrente de Leitura” onde cada participante tinha de alcançar o maior número possível de leitores dentro da unidade, para compor o grupo.

Vídeos e atividades

Parte das unidades exibiu filmes para posterior produção de resenhas e debates pelos participantes. Além disso, realizaram ações variadas: Penitenciária de Dracena (produções escritas e orais); CR de Araçatuba (criação de frases de autoajuda, flash mob e cordel literário); CPP de Valparaíso (varal literário, narrativas, entrevistas, literatura de cordel, contos, acrósticos, poesia e rimas); Penitenciária de Presidente Bernardes (mostra cultural do acervo, cartazes e elaboração de um enorme livro com pensamentos, frases e sonhos dos participantes); Penitenciária de Tupi Paulista (chá literário, sarau de leitura, confecções de cartazes); Penitenciária de Osvaldo Cruz (dinâmica com o livro “Meia Noite na Mansão dos Monstros” e cartazes) e Penitenciária de Lavínia II (apresentações dos livros “Crime e Castigo” e “O pequeno príncipe”; crônicas, poesias; apresentação de trabalhos artísticos com o tema “Ler pra mim é conseguir a liberdade de...”; ilustrações artísticas, apresentações individuais e em grupos).

Palestras e peças teatrais

A “Importância da Leitura” foi tema de palestras no CPP de São José do Rio Preto, Penitenciária de Dracena e no CR de Araçatuba. Já no CRF de São José do Rio Preto, os temas foram “Literatura e a Arte como manifestações da vida”, com o escritor Nazslo Antônio Avila e “Introdução da Leitura na Vida”, com Tatiana Pereira Barbosa. No CR de Presidente Prudente houve apresentação de teatro de dedoches encerrando o Projeto de Leitura “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Já no CPP de São José do Rio Preto e nas Penitenciárias de Presidente Venceslau I, Lucélia e Flórida os reeducandos realizaram dramatizações. Nesta última, com a peça “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.

aasassa
Topo