Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/06/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Penitenciária de Iperó promove 5.832 atendimentos na 1ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Os reeducandos atualizaram documentos pessoais e participaram de diversas atividades de cidadania

A Penitenciária “Odon Ramos Maranhão” de Iperó promoveu a Jornada de Cidadania e Empregabilidade, no último dia 1º de junho. O objetivo foi preparar o reeducando para a vida em sociedade. Por esse motivo se justifica a importância de levar para dentro do estabelecimento prisional, um conjunto de ações que contribuem no processo de reintegração social. Para tanto, foram oferecidos os seguintes serviços:

• Emissão de 1ª e 2ª vias de registro geral (RG);
• Emissão de certidões (casamento, nascimento e óbito);
• Plantão de atendimento jurídico (análise processual);
• Cortes de cabelo;
• Plantão de atendimento de saúde (aferição de pressão arterial, testes de glicemia, avaliação bucal, exame biométrico – peso/altura/circunferência abdominal, orientação médica e distribuição de preservativos);
• Participação em palestras e oficinas temáticas (apresentação das ações que são realizadas e os serviços que são oferecidos pelas centrais de atendimento ao egresso e família – Caef da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), higiene e saúde bucal, DST/AIDS, H1N1, empregabilidade).

A jornada é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central (CRC).

O evento aconteceu com a participação de parceiros como o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD); Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Fundação “Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap); Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania (SJDC), Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) e a CRSC; Profissionais da área da saúde da SAP e Escola de cabeleireiros ART HAIR de Piracicaba.

Para Jean Ulisses Campos Carlucci, coordenador da CRC, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade oferece muito mais do que a simples emissão de documentos. É um autêntico método para concretizar a reintegração social. “Acredito que esta ação vem ao encontro daquilo que a SAP tem como um de seus objetivos: promover a cidadania e a reinserção dos reeducandos no mercado de trabalho e no seio da sociedade. Além dos documentos pessoais que são providenciados, muita informação positiva é veiculada para os sentenciados, pois do que adianta voltarem ao convívio social, sem conhecimentos para retomar a vida e sem documentos para que possam ser empregados? ”, questiona.

A cerimônia de abertura aconteceu às 9h no pavilhão de trabalho da unidade prisional. Estiveram presentes, autoridades civis, eclesiásticas, funcionários da unidade prisional e demais servidores da SAP e Funap.

Números da Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária “Odon Ramos Maranhão” de Iperó:

• Registros Gerais e CPF’s Expedidos: 332
• Carteira de Trabalho e Previdência Social - Emitidas: 0
• Certidões de Casamento/Nascimento/Óbito - Emitidas/Regularizadas: 43
• Plantão Atendimento Jurídico: 416
• Participações em Palestras/Oficinas Temáticas – Palestra sobre Apresentação das Ações da Central de Atenção ao Egresso e Família, Palestra sobre “Higiene e Saúde Bucal”, Palestra sobre DST/AIDS, Palestra sobre H1N1, e Palestra sobre “Empregabilidade”: 1.598
• Cortes de Cabelos Realizados por Escola Parceira: 87
• Plantão de Atendimento de Saúde (exames) – Realização de Aferimento de Pressão Arterial, Testes de Glicemia, Exame Biométrico (peso/altura/circunferência abdominal), avaliação bucal, orientação médica e distribuição de preservativos: 3.356
• Total de serviços prestados durante a Jornada : 5.832

aasassa
Topo