18/11/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Inaugurada em Capivari a 43ª Unidade de Reintegração Social da SAP

Parceria entre SAP, prefeitura e poder judiciário permite que infratores prestem serviços à comunidade, ao invés de irem para a prisão

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

A Unidade de Atendimento desenvolve o programa de Penas e Medidas Alternativas

A Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou nesta quinta-feira, 10/11, a 43ª Unidade de Atendimento de Reintegração Social, desta vez, no município de Capivari – 136 km de SP –, local onde será desenvolvido o Programa de Penas e Medidas Alternativas.

A cerimônia de inauguração aconteceu às 10h da manhã e contou com a presença do Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes e do Coordenador de Reintegração Social e Cidadania, Mauro Rogério Bitencourt. Também estavam presentes Cléber de Oliveira Sanches, Juiz de Direito e diretor do Fórum de Capivari; Luiz Donisete Campaci e Sueli Aparecida Valarine Battagin (prefeito e Secretária de Inclusão Social e Desenvolvimento de Capivari, respectivamente), além de autoridades civis, militares, diretores de unidades prisionais da região e munícipes.

O projeto da SAP de expansão de unidades especializadas no acompanhamento e fiscalização do cumprimento de penas e medidas alternativas vem alcançando o objetivo proposto graças ao grande envolvimento e empenho das prefeituras municipais, do poder judiciário e da sociedade em geral.

“A prestação de serviços à comunidade consiste na atribuição ao condenado de tarefas gratuitas a entidades assistenciais, hospitais, escolas, orfanatos e outros estabelecimentos congêneres, em programas comunitários ou estatais”, diz a Lei de Execuções Penais e é nesse sentido que a nova unidade de atendimento de Capivari irá atuar.

“São Paulo é o estado com o maior número de unidades de Atendimento de Reintegração Social em funcionamento e o único do país que possui uma Coordenadoria de Reintegração Social”, destacou Bitencourt. “Hoje estamos inaugurando a 43ª unidade e até meados de 2012, a perspectiva é chegar a 100”, projetou.

“O importante para a sociedade é que a pena seja efetivamente cumprida e a unidade de atendimento vai contribuir para isso”, declarou o juiz Sanches. “O sucesso da SAP se deu, entre outras coisas, graças às parcerias estabelecidas com diversos órgãos da sociedade”, afirmou Gomes. “O prefeito de Capivari, ao aceitar a implantação dessa importante ferramenta de combate ao crime, demonstra ser uma pessoa de visão”, elogiou.

Unidade de Atendimento Reintegração Social de Capivari
Dia 10 de novembro de 2011 às 10h