Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/06/16 | Caio Daniel - CRN

Sustentabilidade: horta cultivada com técnicas orgânicas traz benefícios à saúde e respeito ao meio ambiente

Na Penitenciária de Iaras, hortaliças são cultivadas a partir de técnicas sustentáveis

Servidores e reeducandos da Penitenciária de Iaras trabalham, desde 2006, com dedicação num projeto: uma horta cultivada com técnicas orgânicas. A horta possui 180 canteiros, irrigados por sistema de gotejamento e uma estufa onde são cultivadas pouco mais de 15 hortaliças, entre elas almeirão, chicória, rúcula, couve, cenoura, beterraba, alface de várias espécies, etc. As verduras e legumes servem de refeição aos servidores e reeducandos, contribuindo para a alimentação saudável, a prevenção e o tratamento de doenças.

A horta completou dez anos neste ano e desde sua criação utiliza práticas de sustentabilidade, promove a conscientização e a preservação ambiental. Para o seu tratamento, são feitos métodos como a compostagem, que usufrui do reaproveitamento de lixo orgânico para o desenvolvimento do adubo, faz uso de restos de materiais orgânicos, sejam eles de origem doméstica, urbana, industrial, agrícola ou florestal. São sobras de frutas, folhas e elementos que podem ser usados para a adubagem ao mesmo tempo em que fornecem apoio efetivo ao plantio.

Outra técnica sustentável que auxilia na produção da horta é a do minhocário. Esse é um compartimento com misturas de terra e material orgânico que servem de alimento para as minhocas. O processo de alimentação gera o chorume – também chamado de húmus – matéria líquida que é jogada com o adubo e se torna uma farta fonte de nutrientes para as plantas.

O diretor técnico da unidade, Valter Lancorovici, falou sobre o projeto: “Destaco o excelente trabalho desenvolvido por reeducandos supervisionados por servidores, que produzem uma diversidade enorme de hortaliças e legumes. A atividade em determinado momento, no segmento de folhas, resulta em autossuficiência. Isso gera economia ao erário e reforça ainda mais as refeições em qualidade e valoração nutricional”.

O cultivo com base orgânica é fundamental ao crescimento saudável das hortaliças. Atualmente, no mercado de hortifrúti é comum o uso de agrotóxicos para o aceleramento da produção de frutas e legumes. Esse processo, além de ser danoso ao meio ambiente pode se tornar prejudicial ao ser humano, que passa a consumir produtos naturais criados com base industrial.

Ideia Sustentável

A ideia de usar resíduos orgânicos para a produção de hortaliças partiu da Diretoria da unidade, que viu a necessidade de realizar um projeto que promovesse a sustentabilidade, a saúde e a laborterapia. As atividades propõem o reaproveitamento de materiais orgânicos, que seriam destinados ao lixo, para auxílio na produção da horta.

Colheita

O tempo de crescimento varia de acordo com cada espécie, a contar da data de semeadura. Algumas delas podem ser colhidas a partir da vigésima semana, já outras na vigésima quarta. Os vegetais servem para alimentação dos servidores e reeducandos da unidade.

Trabalho

Localizada na área externa da unidade, a horta conta com 10 mil metros quadrados e é cultivada diariamente por 15 reeducandos em regime semiaberto, supervisionados por agentes de segurança. O ofício executado pelos presos serve de laborterapia, ou seja, ajuda a refletir em valores que são essenciais para o convívio coletivo como humildade, harmonia e comprometimento; tais valores auxiliam o reeducando no processo de reintegração à sociedade. “Os cuidados com a horta promovem atividades laborterápicas; sem contar que ainda proporcionam qualificação profissional através de cursos eventuais promovidos por Escolas Técnicas”, finaliza Lancorovici.

aasassa
Topo