07/06/16 | Assessoria de Imprensa - SAP

Dia Mundial Sem Tabaco

Coremetro e CDP de Capela do Alto elaboram campanhas de conscientização contra o tabagismo

No Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana (Coremetro), organizou uma campanha que buscou provocar nos servidores e visitantes, uma reflexão a respeito do uso e do impacto que o tabagismo causa à saúde. No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto também foram realizadas ações de conscientização sobre o uso do tabaco.

Na Coremetro, a Cipa procurou causar a reflexão sobre o hábito de fumar e o que suas consequências oferecem, tanto para quem fuma quanto para quem é fumante passivo, através de um texto provocativo e de fotografias chocantes do projeto “Smoking Kills” (Fumar Mata), produzido pelo artista plástico Mr. Dirns. Além disso ressaltou que o fumo pode levar a doenças cardiovasculares, respiratórias e a neoplasias (tipos de câncer).

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio das Cipas e com o apoio dos Centros de Qualidades de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) desenvolve projetos para incentivar os funcionários a abandonar o vício, auxiliando-os a buscar assistência médica e psicológica.

No CDP de Capela do Alto foram divulgados cartazes e informativos sobre o Dia Mundial Sem Tabaco, expondo os problemas que o cigarro causa à saúde e os benefícios de uma vida sem o tabagismo. Também foi exibido o vídeo “ O caminho da fumaça”, de A. C. Camargo Câncer Center e ministrada a palestra educativa e motivacional pela dentista Marília Corbelli de Aguiar Almeida, que enfatizou os malefícios do consumo de tabaco na saúde. Ao final foi sorteado um kit com produtos de higiene bucal.