03/06/16 | Caio Daniel - CRN

Projeto “Arte que Liberta” exibe obras de arte no CPP de Jardinópolis

Parceria entre Centro de Progressão Penitenciária e Museu levou arte, cultura e acessibilidade para dentro da unidade

A iniciativa partiu de educadores do Programa de Educação para o Trabalho “De Olho no Futuro” da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), que por meio de programas educacionais, visa o desenvolvimento das habilidades e competências dos reeducandos para a inserção no mundo do trabalho e participação social. A partir daí diretorias do CPP e Museu fizeram o cronograma das atividades que incluem palestras, oficinas de pintura e divulgação dos trabalhos criados pelos presos. O Projeto “Arte que Liberta” é parceria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio da Funap e Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, e tem como objetivo difundir a cultura e a arte regional no sistema prisional.

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis o projeto teve início em 8 de abril, com a palestra “Narrativas de Uma Vida: Um Pintor, Um Tempo, Um Lugar”, ministrada pela museóloga Angélica Fabbri, diretora do Museu Casa de Portinari. Quatrocentos reeducandos participaram, e puderam conhecer sobre a vida do pintor e artista plástico brasileiro Cândido Portinari, nascido em Brodowski, interior de São Paulo, cidade onde se localiza o Museu.

A palestra contou com materiais de acessibilidade para pessoas com deficiência visual que, por meio de um universo acessível e recursos multissensoriais, puderam conhecer as obras dos artistas parceiros do museu através do toque das mãos.

“Arte que Liberta” faz alusão à realidade do homem em cárcere e à liberdade que a arte e conhecimento oferecem. “São projetos como este que desconstroem a criminalidade e aprofundam o diálogo ressocializador, por meio da arte e suas manifestações, pois esta não conhece limites; se faz um exercício legítimo de cidadania para quem cria e para quem observa e aprende o fazer artístico”, ensina a diretoria da unidade.

Além da exposição das obras, os reeducandos aprenderam técnicas de pintura mural e em tela que, ao final do curso, serão apresentadas na exposição intitulada “Praça das Artes”, na própria unidade. A exibição contará com obras de 120 reeducandos.

Na quinta-feira (05/05), o coordenador da CRN, Carlos Alberto Ferreira de Souza, esteve presente no CPP, juntamente da diretoria do museu, artistas plásticos e servidores da SAP. A ocasião foi abertura simbólica para a 1ª Mostra de Arte no CPP de Jardinópolis, sendo ressaltado aos reeducandos e a todos os presentes a importância de projetos como este, que trazem conhecimento e cultura para dentro do sistema prisional.

O projeto vem ao encontro das atividades executadas pelo setor de educação da unidade, que busca proporcionar tarefas educacionais efetivas e complementares aos presos, a serem integradas às propostas de cumprimento de pena. A 1ª Mostra de Arte estende-se aos familiares dos reeducandos que podem conhecer a exposição nos dias de visita.

Curso de Dramaturgia no CPP

Mais uma parceria entre CPP, Funap e Secretaria de Estado da Cultura, o “Oficinais Culturais” está com inscrições abertas para a oficina de escrita literária para dramaturgia, que será oferecido aos reeducandos do CPP de Jardinópolis. O curso será ministrado por Lucas Arantes, escritor, professor e coordenador da Escola Escrita Inventiva – Espaço A Coisa, no 2º trimestre de 2016. A oficina é uma entrada para o fascinante mundo da escrita ficcional, com introdução ao universo da poesia, da narrativa, da dramaturgia e da jornada do herói.

Inicialmente a oficina atenderá 20 presos em um curso de 14 horas. Os encontros serão realizados na ala de educação da unidade às sextas-feiras de 06/05 a 24/06, das 14h às 16h.