31/05/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Primeira turma do curso “Time do Emprego” no CR Feminino de Piracicaba tem aula inaugural

Ação contou com a presença do secretário municipal do Trabalho e Renda e do diretor do Grate da região central

O Centro de Ressocialização Feminino (CRF) “Carlos Sidnes de Souza Cantarelli” de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), com apoio do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da região central, realizou no último dia 16, a aula de inauguração do curso “Time do Emprego”. O projeto é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo e desde que foi instituído, em 2001, já atendeu 45,6 mil participantes, dos quais 20.251 conseguiram se colocar no mercado de trabalho, o que corresponde a 46% do total dos atendidos. (Fonte: www.timedoemprego.sp.gov.br).

Em Piracicaba o curso existe desde o ano de 2013 e de lá para cá registrou 767 participantes e 336 tiveram a oportunidade de um emprego formal com carteira de trabalho assinada, o que representa 44% dos alunos que concluíram o projeto. Por esse motivo, a direção do CRF teve a iniciativa de instalar o projeto, que tem como objetivo orientar as reeducandas para que tenham mais chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, quando em liberdade. A primeira turma do “Time do Emprego” do CRF de Piracicaba tem 15 reeducandas e será coordenada pelos facilitadores Paula Lino Mendes da Cruz e Fernando Osti Oliveira Duarte, que ministrarão todo o conteúdo programático, divididos em 10 temas:

• Orientações sobre o “Time do Emprego”: Levantamento das expectativas; o trabalho que será desenvolvido; o compromisso de participação; a integração entre os participantes;
• Quem sou eu? Minhas habilidades e competências;
• Desenvolvimento do currículo;
• Formulário de solicitação de emprego e entrevista;
• Técnicas da procura de emprego;
• Este emprego é para mim;
• Mantendo-me saudável;
• Testes aplicados pelos empregadores;
• Planejamento financeiro;
• Trabalho por conta própria.

Para o Secretário do Trabalho e Renda do município de Piracicaba, Carlos Alberto Lordello Beltrame, o Time do Emprego é uma excelente oportunidade profissional. “Proporcionar conhecimento é muito gratificante. O curso habilita como redigir corretamente um currículo a partir das habilidades e conhecimentos das participantes, como se vestir apropriadamente para uma entrevista de trabalho, além de darem dicas de como proceder nessas ocasiões, como evitar gírias nos diálogos, entre outros assuntos importantes. Tudo isso culmina em uma grande ajuda para a sentenciada que quer se colocar no mercado de trabalho assim que concluir a sua reprimenda”, explana.

O curso é totalmente gratuito e por esse motivo as presas receberão todo o material didático em apostilas, juntamente com uma bolsa para guardar os módulos que serão distribuídos, sem contar que nos intervalos das aulas será servido um lanche e no final, as participantes serão certificadas com um diploma.

A diretora do CRF de Piracicaba, Celeste Maria Varella Abamonte, comentou que é necessário fazer algo para que as pessoas privadas de liberdade acreditem em um amanhã melhor. “O Time do Emprego não só instrui com conhecimentos, mas também promove esperança para as reeducandas, carentes de mudança de vida, de uma nova oportunidade profissional que refletirá na sua reintegração social”, explica.

Também estiveram presentes na aula inaugural: Ozério Tadeu Pereira, diretor do Grate da região central; Carlos Alberto Lordello Beltrame, secretário do Trabalho e Renda do município de Piracicaba; Paula Lino Mendes da Cruz e Fernando Osti Oliveira Duarte, facilitadores do curso e a imprensa local.