Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/05/16 | Eliane Borges - Croeste

6ª Edição do "Programa de Prevenção às Drogas" é encerrado com solenidade na Penitenciária de Assis

A ação tem como objetivo a prevenção ao uso de entorpecentes e auxílio aos dependentes químicos

Cerca de 250 sentenciados da Penitenciária de Assis participaram da cerimônia de encerramento do Programa de Prevenção às Drogas, realizada em 6 de maio na unidade prisional. Idealizado pelo Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Nivaldo dos Santos, a ação vem alcançando resultados positivos desde seu início em 2011, sendo atualmente indicado pelo judiciário como medida de cumprimento de pena e também solicitado por outros estabelecimentos penitenciários. Além do apoio à abstinência dos usuários e dependentes químicos. "O objetivo é prevenir o uso de drogas através de métodos e técnicas pautadas em princípios éticos, levando em conta a pluralidade cultural da população atendida", explicou Santos.

O projeto é desenvolvido uma vez por ano durante três dias com carga horária total de 12 horas. Neste período, os sentenciados são orientados através de palestras, vídeos informativos e motivacionais, dramatizações e músicas, tudo voltado à promoção de valores voltados à saúde, bem-estar biopsicossocial, espiritual e nas relações familiares. Agrupados em quatro módulos, os temas abordados são subdivididos em: classificação das drogas, tolerância, dependência química, fases da doença, síndrome da abstinência, fatores de risco, legislação sobre drogas, prejuízos causados pelas drogas, mudanças necessárias, codependência, formas de tratamento e entidades de apoio.

Posteriormente, os sentenciados que tenham interesse e necessidade são encaminhados ao “Grupo de Apoio Vida Nova” para suporte à abstinência, que realiza reuniões semanais com duração de duas horas cada. O apoio é contínuo e já conta com 103 participantes e já está prevista a abertura de mais 68 vagas, de acordo com Mauro Luiz Lima, diretor da Penitenciária de Assis. "Os resultados são promissores. O Judiciário tem encaminhado sentenciados para a participação no programa, como medida de cumprimento de pena e outras unidades prisionais também solicitam a realização. Quando esses participantes ganham a liberdade, são orientados a continuar o apoio em grupos de autoajuda e nas centrais de Atenção ao Egresso e Famílias, em suas cidades de origem", explica Lima.

Resultados

Ainda segundo o diretor da unidade, em abril deste ano, pesquisa realizada pelo sistema de Gestão Penitenciária (Gepen) mostrou que de 1.511 sentenciados que concluíram o curso, 452 saíram em liberdade. Destes, apenas 56 reincidiram no crime, o que represente a 12,39% do total. A taxa é considerada muito baixa se comparada ao percentual de 47,4% de reincidência da população presa no Brasil, segundo o Informe Regional de Desenvolvimento Humano de 2013/2014 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud Brasil). No ano passado, a iniciativa recebeu elogio do Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes.

Solenidade

A 6ª Edição do Programa contou com a participação de profissionais de várias áreas: Sergio Ribeiro, ASP e Bacharel em Direito; Elisa Maria Malacrida e Lúcia Oda, Psicólogas; Carlos Alberto de Oliveira, ASP e Bacharel em Pedagogia; Mauro Sérgio Nunes, ASP e Mestre em Linguística e Nivaldo dos Santos, ASP, pedagogo, teólogo e também especialista em dependência química.

Os sentenciados receberam certificados de participação durante a cerimônia de encerramento, que contou com a presença de servidores da Penitenciária de Assis, professores da Escola Vinculadora, voluntários do programa e do Projeto Pedalada Contra as Drogas, cantores gospel e autoridades, entre elas: Paulo Matiolli Junior (Vereador), Leonardo de Assis (Diretor da Célula de Referência Técnica de Presidente Prudente, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania), Maria Antônia Costa (Coordenadora da Escola "Dr. Clybas Pinto Ferraz" de Assis), Valdecir Nery Evangelista (Presidente da Comunidade Missão do Amor ao Cidadão, de Assis), Maria Aparecida Pereira (Diretora do Grupo de Apoio Vida Nova Cruz Azul no Brasil, de Assis) e Saulo Pereira (Cruz Azul no Brasil, de Rolândia - PR).

aasassa
Topo