Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/05/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

CR de Limeira entrega certificados de cursos concluídos a reeducandos e realiza torneio de futsal

Evento contou com a presença de autoridades e teve como foco a reinserção social

Aconteceu no último dia 6, no Centro de Ressocialização (CR) de Limeira, a entrega de certificados dos cursos de cabeleireiro masculino, panificação artesanal e time do emprego, que foram concluídos pelos reeducandos. Os cursos são uma realização do estabelecimento prisional, através do Centro de Promoção Social do Município (Ceprosom) e o Fundo Social de Solidariedade de Limeira.

O objetivo da ação é capacitar os reeducandos e oferecer mais oportunidades de colocação no mercado de trabalho, quando em liberdade, pois a qualificação representa um importante passo para a reinserção social. Os concluintes dos cursos de cabeleireiro masculino e panificação artesanal receberam uma apostila completa com todos os assuntos abordados durante as aulas, ministradas de forma 100% prática. Já os formandos do curso time do emprego receberam instruções de como elaborar o currículo de forma mais completa e coerente, tendo como base as habilidades profissionais que já possuíam antes de serem presos e os conhecimentos adquiridos por meio de cursos realizados durante o período que está aprisionado.

Além de se habilitar em um novo ofício, os reeducandos têm acesso à remição de pena através do estudo, pois a cada 12 horas estudadas, diminui um dia da sentença.

Futsal

Com o intuito de promover atividade física e otimizar o tempo dos participantes, foi realizado o 2º Torneio de Futsal, que teve início em 26/02 e a partida final no dia 06/05/16. O campeonato foi realizado pelo CR através do Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando (Semear) e teve apoio do juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e Execuções Criminais da Comarca de Limeira, Luiz Augusto Barrichello Neto.

Segundo o diretor geral da unidade, José Paulo da Silva, a palavra-chave dessas ações é a reintegração social. “O Torneio de Futsal promove o esporte, a disciplina e o espírito de equipe; já os cursos os preparam profissionalmente e tudo isso junto os capacita a serem pessoas melhores e com mais chances de retomar à vida em plenitude”, comenta.

Participaram do campeonato 45 sentenciados, que se dividiram em nove equipes.

Para Maria Solange Rosalém Senese, diretora executiva do Instituto Ação pela Paz, a 2ª edição do campeonato de futsal foi um sucesso e a exemplo desta ação, mais atividades estão sendo preparadas. “Estou muito feliz de ver a realização do torneio, um exemplo de organização. Estamos conseguindo concretizar muitas atividades e com isso solidificando o Semear, pois já vencemos muitas fases. No momento estamos apoiando a realização de cursos de qualificação profissional e o entretenimento educativo, como o projeto Libertasom, que tem como objetivo formar músicos para compor uma banda, inclusive os instrumentos musicais já foram providenciados”, revela.

Estiveram presentes e participaram da cerimônia de entrega dos certificados e troféus, o juiz da Vara de Execuções Criminais de Limeira, Luiz Augusto Barrichello Neto; o Promotor de Justiça, Rodrigo Fiúsa; o diretor geral do CR de Limeira, José Paulo da Silva; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Deise Hadich; presidente do Ceprosom, Ana Maria Sampaio; diretoras executivas do Instituto Ação pela Paz, Solange Senese e Cláudia Cardenette, respectivamente; presidente do Conselho da Comunidade da Vara de Execuções Criminais de Limeira, Jeferson Luis Francischetti; especialista em Políticas Públicas da Secretaria de Planejamento de São Paulo, Dênis Alves Rodrigues; servidores e a direção do CR de Limeira.

aasassa
Topo