Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/05/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu realiza evento em comemoração ao “Dia das Mães”

Servidoras ganharam curso de maquiagem e consultoria de beleza. As reeducadas parturientes e seus bebês participaram de um ensaio fotográfico

A Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu realizou um evento em comemoração ao “Dia das Mães”, no dia 6/5. A ação aconteceu por meio de uma parceria entre a direção da unidade prisional (UP) e os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e teve como objetivo promover a integração entre as participantes, através de atividades dedicadas a esse público.

Participaram 53 servidoras, que se dividiram entre o horário das 09h30 às 16h30min, período que durou o evento. Um curso de maquiagem e cuidados com a pele foi ministrado por uma equipe de voluntárias que trabalhou a autoestima das mães. Na ocasião, também foi oferecida uma consultoria de beleza, seguida de um café. No encerramento, flores e poesias foram entregues para todas as funcionárias mães, do estabelecimento prisional.

Dulce Aparecida Bertotti, Agente de Segurança Penitenciária, se sentiu valorizada pela realização do evento. “Fiquei emocionada com a iniciativa, me senti feliz por ser lembrada, pois na correria do dia a dia, nem sempre dá tempo de parar e contemplar essa dádiva de Deus: o milagre de gerar outra vida. Que bom que a direção nos presenteou com essa comemoração”, comenta.

Para atender à solicitação da diretoria do Centro de Reintegração e Atendimento a Saúde, que sugeriu a realização de alguma atividade em comemoração ao “Dia das Mães” para as reeducandas, a direção da UP teve a ideia de promover na ala da amamentação um ensaio fotográfico com as presas parturientes e seus bebês. A Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu optou por essa atividade, já que os recém-nascidos ficam com suas mães no máximo até o sexto mês de vida e depois são entregues para um familiar que fica responsável pela tutela. Por esse motivo se justifica a necessidade de registrar esses primeiros momentos da vida entre mãe e filho, proporcionando uma experiência única e descontraída entre ambos.

Os registros fotográficos foram utilizados na organização de uma mostra realizada na ala da amamentação.

No término da exposição as reeducandas foram presenteadas com as fotos. Participaram dessa atividade 16 sentenciadas que se mostraram muito satisfeitas com a ação.

aasassa
Topo