Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/05/16 | Caio Daniel - CRN

Reeducandos criam canção “De Olho no Futuro”

Apresentação ocorreu na Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Reeducandos da Penitenciária “Gilmar Monteiro de Souza” de Balbinos aproveitaram a solenidade da Jornada de Cidadania e Empregabilidade, que aconteceu no dia 20/04 na unidade, para apresentar a música escrita por eles. Com oferecimento às autoridades da sessão solene e monitores da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), nove detentos cantaram com acompanhamento do violão, a canção nomeada “De Olho no Futuro”. O nome da música surgiu devido ao Programa de Educação para o Trabalho “De Olho no Futuro”, projeto da Funap e Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que tem como objetivo contribuir para a inclusão social do reeducando por meio do desenvolvimento de competências e habilidades que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho. O programa oferece ao sentenciado, oportunidades e condições de reflexão e despertar de dons potenciais durante o cumprimento da pena.

Por meio da letra da canção os compositores puderam mostrar um pouco do trabalho desenvolvido no programa e se expressaram desejando um futuro diferente, com novas escolhas e oportunidades. Dessa forma, a solenidade da Jornada de Cidadania e Empregabilidade foi abrilhantada pela apresentação que, ao ser finalizada, foi parabenizada por todos com muitos aplausos.

"Estou há 24 anos no sistema prisional, quase 16 anos à frente de Unidades Prisionais, e ainda me emociono e tenho motivação, conseguindo agregar aos funcionários para desenvolvimentos de bons trabalhos, como o ocorrido nesta Jornada”, disse a diretora da unidade, Gislaine Constante. “Foram dias emocionantes de trabalho, com sentenciados agradecidos em ter acesso à cidadania, também emocionados em participar de palestras, poder se apresentar, em fazer seus documentos, enfim, criar expectativas positivas de seu retorno a sociedade. Tais trabalhos mostram que a mudança é possível e não só esperada, e nos permite uma felicidade a mais no dia a dia do trabalho", detalhou Gislaine.

Acompanhe a letra da canção “De Olho no Futuro”, composta por reeducandos da Penitenciária II “Gilmar Monteiro de Souza” de Balbinos.

Música: “De Olho no Futuro”

De olho no futuro
Eu aqui penso no presente:
Ganhar a liberdade
Dar um passo para frente

É quem vai ajudar a gente
A ressocializar e lançar nossa semente...

É tão bom pro cidadão!
Traz paz e alegria
Muito amor no coração!

Com o Programa Educação!
Vamos seguir em frente
Com o Programa ó cidadão!
Vamos seguir em frente
Com amor no coração...

aasassa
Topo