17/11/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Reciclando mentes no HCTP

Pacientes do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) "Profº André Teixeira Lima" Franco da Rocha I produzem sacolas ecológicas da grife Daspre

Pacientes exibem o resultado de seu esforço

Enquanto a polêmica da proibição dos sacos plásticos de supermercado ainda está dando o que falar, as pacientes da ala feminina do HCTP Franco da Rocha I conseguiram um jeito de contribuir com o meio ambiente e ainda deixá-lo mais bonito. No último mês de outubro, no dia 17, foi inaugurada uma oficina de corte e costura da grife Daspre na unidade. A matéria-prima são os retalhos que até então eram destinados ao descarte por empresas de confecção da região.

Três servidoras do HCTP foram capacitadas e repassaram seus conhecimentos. Inicialmente estão sendo produzidas sacolas ecológicas, também conhecidas como “ecobags”. Elas substituem as plásticas utilizadas no supermercado, podendo ser reutilizadas inúmeras vezes e ainda serem usadas em outras ocasiões mais esportivas, já que são coloridas e resistentes.

As sacolas mal começaram a ser produzidas e a linha de produtos já está em franco processo de expansão. A Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (FUNAP), responsável pela Daspre disponibilizará também, uma vez por semana, uma mestra de ofício que terá a função de ministrar cursos de técnicas artesanais de alto padrão: patchwork, corte e costura, bordado em linha e pedraria. Serão 32 horas mensais de treinamento. A oficina foi inaugurada com cinco pacientes na linha de produção das sacolas e o interesse em participar é grande entre as demais. De acordo com a evolução do trabalho delas, serão acrescentados outros produtos da grife.

O diretor geral do HCTP I, Luiz Henrique Negrão, explica que a realização do projeto na unidade é importante, pois “atividades laborterápicas dessa natureza proporcionam às pacientes a possibilidade de desenvolver habilidades como pontualidade, assiduidade, responsabilidade e liderança”, esclarece. E acrescenta: “Trabalhar em equipe promove o aumento da percepção das dificuldades individuais, transformando-as em habilidades de superação das dificuldades, o que é sem dúvida um avanço basilar da proposta terapêutica adotada por este hospital”.

O projeto é uma parceria entre a Funap, a Associação Cristã Corrente de Luz e o HCTP I de Franco da Rocha. O objetivo é capacitar as pacientes para que, quando em liberdade, possam ter plenas condições para o trabalho e sobrevivência através de geração de renda.

Para saber mais sobre a grife Daspre: www.funap.sp.gov.br