Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/05/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

CPP de Porto Feliz realiza Torneio de Futebol de Areia

Evento teve a participação de 125 reeducandos. A cerimônia de premiação das equipes contou com uma palestra que teve como foco os benefícios da atividade física



O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz realizou, no período de 7 à 19/03, o 1º Torneio de Futebol de Areia, com o intuito de incentivar a prática de atividades esportivas e melhorar a saúde física e mental da população privada de liberdade.

O evento, que foi organizado pela direção da unidade prisional, através das diretorias de Trabalho e Educação, Segurança e Disciplina e Reintegração Social, contou com a participação de 125 reeducandos que se dividiram em 13 times de futebol e se organizaram em dois grupos distintos. Cada partida foi composta por dois tempos, cada um de 15 minutos e o sistema utilizado foi o de “eliminatória simples”, ou seja: perdeu, saiu.

”Além de promover a harmonia e incentivar o esporte, o Torneio otimizou o tempo dos reeducandos e contribuiu para o bom andamento do estabelecimento prisional, já que a população carcerária ficou entretida com atividades saudáveis para a mente e o corpo”, comenta Francisco Ricardo Pereira de Souza, diretor geral do CPP.

Visando a interação entre os participantes, os jogos aconteceram durante duas semanas, inclusive aos sábados, em razão de alguns jogadores trabalharem em empresas externas. Como forma de incentivo, participaram do torneio, os reeducandos que estudam e trabalham. As partidas das quartas de final aconteceram nos dias 12 e 14/03, sendo que destes, foram classificados os times para a grande final, realizada no dia 19/03, na quadra de futebol de areia que foi construída na unidade prisional.

Campeonatos como esse ajudam a melhorar o convívio entre os sentenciados e intrinsecamente aumentam o respeito, não só entre os participantes, mas também com o corpo funcional, que se sente prestigiados pelo estabelecimento prisional. Para participar do torneio, o reeducando tem que seguir regras e respeitar as decisões dos árbitros. Isso auxilia na conscientização e entendimento quanto à necessidade de seguir ordens e leis, o que os ajuda no processo de reintegração social.

No dia 23/03 foi realizada a solenidade de premiação das equipes vencedoras. Na ocasião, antes da entrega das medalhas, foi realizada uma palestra sobre os benefícios da prática esportiva, que abordou assuntos como espírito de equipe, melhora da saúde física e mental, controle de peso, diminuição do risco de doenças do coração, controle do colesterol e combate ao estresse, ansiedade e insônia. Em seguida foram entregues as medalhas de ouro, prata e bronze para os times que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. Também foram premiados os árbitros, o artilheiro do torneio e o goleiro menos vazado.

aasassa
Topo