05/05/16 | Sonia Pestana- Coremetro

Jornada de Cidadania e Empregabilidade acontece mais uma vez nas unidades da Coremetro

Várias entidades ofereceram serviços aos reeducandos, de emissão de documentos à cuidados estéticos

O mês de março foi especial para quatro penitenciárias da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro). A Jornada de Cidadania reuniu serviços essenciais para os reeducandos, com foco na retomada da vida em liberdade.

As Penitenciárias III de Franco da Rocha, “Adriano Marrey”, de Guarulhos II, “José Parada Neto, de Guarulhos I, e “Nilton Silva”, de Franco da Rocha II, registraram 7.089 atendimentos aos sentenciados. Entre os serviços prestados destacam-se as emissões de RGs, CPFs, Carteiras de Trabalho, Certidões de Nascimento e Casamento. Já na área de saúde, foram oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão arterial, busca ativa de tuberculose, exame preventivo de câncer de boca e teste rápido de HIV. Além desses serviços foram ministradas palestras com foco na empregabilidade, atendimentos jurídicos e cortes de cabelo.

Penitenciária III de Franco da Rocha
Jornada de Cidadania, realizada em 01/03/2016

Na abertura do evento, o diretor da Penitenciária III, José Aparecido Ribeiro, destacou que todos os esforços feitos visam a vida do reeducando fora do sistema prisional. No total, foram feitos 1.473 atendimentos. Destaque especial cabe aos exames preventivos de câncer de boca e teste rápido de HIV, num total de 302 sentenciados beneficiados.

Estiveram presentes na Jornada: Graziele Barbosa Lima, gerente regional da Funap grande São Paulo e litoral, Solange Aparecida Pongelupi, coordenadora de saúde do sistema penitenciário, Cláudio Nachibal Júnior, diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), José Aparecido Ribeiro, diretor da unidade prisional, e Evaldo Barreto, diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da CRSC.

Penitenciária “Adriano Marrey”, de Guarulhos II
Jornada realizada em 08/03/2016

Na cerimônia de abertura, Antonio Samuel Filho deu destaque às parcerias conquistadas ao longo dos anos.

Durante a jornada foram realizados 2 mil atendimentos. A unidade prisional processou 500 testes de glicemia e 500 aferições de pressão arterial.

Penitenciária “José Parada Neto”, de Guarulhos I
Jornada realizada em 16/03/2016

Foram efetuados 1.732 atendimentos, com destaque às palestras para um público de 1.118 sentenciados. Para fechar o evento a unidade prisional contou com a apresentação do grupo de Sociologia Musicada, composto por professores da rede pública de Guarulhos, Bruno Tadeu Andrez (Língua Portuguesa), Eduardo Amaral Garcia e Leandro Andrez Silva (ambos de Sociologia). Segundo eles, o objetivo da ação é analisar de maneira dinâmica e interativa, temas variados do cotidiano usando, para isso, a linguagem da música, do teatro e da poesia.

O espaço da capela comportou cerca de 400 presos para desenvolver a atividade. No discurso de encerramento da jornada, o diretor geral da penitenciária, Daniel Marques Barreto, enfatizou a importância de encontros que humanizam, a exemplo das apresentações do conjunto de rock formado por sentenciados da unidade

Penitenciária “Nilton Silva”, de Franco da Rocha II
Jornada realizada em 22/03/2016

Na unidade foram feitos 1.884 atendimentos durante a Jornada de Cidadania e Empregabilidade. Entre as ações desenvolvidas, destacam-se as emissões de 108 RGs, 192 CPFs e 258 Certidões de Nascimento, na área documental.

Os organizadores da Jornada deram atenção na escolha das abordagens das palestras, pensando especialmente nas necessidades dos sentenciados. Assim, os assuntos abordados vieram ao encontro das necessidades da população carcerária com enfoques sobre auxílio reclusão, saúde bucal, tuberculose/dengue, atendimento ao egresso e família, dermatoses, doenças sexualmente transmissíveis, Aids, além de informações gerais sobre o Programa de Educação e Trabalho (PET).