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05/05/16 | Assessoria de Imprensa - SAP

Semana de Incentivo à leitura é bem recebida nas unidades da Croeste

Reeducandos participam de diversas atividades culturais voltadas à leitura

A Semana de Incentivo à Leitura foi celebrada nas unidades prisionais da Coordenadoria da Região Oeste (Croeste) durante o mês de abril. Os reeducandos foram incentivados e entraram em contato com o universo da leitura de diferentes formas.

No Centro de Ressocialização (CR) de Presidente Prudente, a programação iniciou-se com o “Stand da Leitura”, espaço reservado na oficina interna de trabalho com vários títulos literários à disposição dos sentenciados. A unidade também recebeu Itamar Xavier, ex-detento e autor do livro “A verdade que liberta”, que relatou como a educação e a leitura são importantes para a reinserção do egresso na sociedade. Nos dias seguintes houve encenação de teatro de dedoches, leitura de textos de Monteiro Lobato e literatura de cordel. Todas as atividades foram coordenadas pela Escola Vinculadora “Vereador Pedro Tófano”. A semana encerrou-se com a premiação dos três internos que mais leram no mês.

Para a diretora geral do CR, Mirian Barrocal Tardim Collete, as atividades realizadas foram importantes, pois enfatizaram a busca de conhecimento através do prazeroso e saudável hábito de ler, além de incentivar e contribuir para o processo de ressocialização.

Já na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista os projetos voltados à leitura foram desenvolvidos pelos educadores da rede estadual e elaborados sob a coordenação do diretor do Centro de Trabalho e Educação da unidade prisional, Altair Lopes Maciel e da coordenadora pedagógica da Escola Vinculadora, Valéria Mazzo. Para a programação da Semana de Incentivo à Leitura na unidade foram realizados alguns projetos como o “Happy Hour da leitura”, “Restaurante Literário Prato Poético”, “Chá Cultural” e “Uma viagem pelo Mundo”. Cada programa possuía uma metodologia, proporcionando leituras dinâmicas e diferenciadas.

O diretor Maciel e a coordenadora Valéria acompanharam as atividades de perto e afirmaram que momentos como estes fazem a diferença no processo de ensino e aprendizagem e tem de ser uma constante no ambiente escolar. ”A leitura é o instrumento-chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização”, completaram.

No CR de Araçatuba, foram apresentadas palestras e filmes literários, elaboração de frases, ensaio de cordel, frases de autoajuda, entre outras atividades que incentivaram o hábito de ler, estimulando e contribuindo para uma perspectiva de vida melhor aos reeducandos.

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