Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/05/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Semana de incentivo à leitura mobiliza unidades prisionais da CRC

Evento motivou a realização de diversas atividades culturais que promoveram o estímulo à leitura

A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central (CRC) realizou diversas atividades nas unidades prisionais a ela subordinadas com o intuito de promover a “Semana de Incentivo à Leitura”. O evento, em comemoração ao Dia Mundial do Livro (26/04) aconteceu no período de 17 à 23 de abril, com o objetivo de motivar a leitura, favorecer a ampliação dos conhecimentos, contribuir para a formação cultural e estimular a criatividade dos participantes.

Nesse sentido, o Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Piracicaba organizou um teatro de fantoches. Na peça, o personagem Carlinhos vive as fantasias dos livros e consegue convencer sua mãe da importância da leitura, já que ela não teve acesso quando criança. E é em torno desse enredo que se desenvolve a história, sempre prezando pelos benefícios adquiridos através dos conhecimentos dos livros. A atividade lúdica contou com cinco reeducandas, que participaram de todo o processo de elaboração, desde a criação dos bonecos até a confecção do cenário.

No início, o projeto tinha a pretensão de ser veiculado apenas dentro da unidade prisional (up), mas devido ao sucesso da apresentação de estreia, que teve a presença de 130 presas e demais convidados, a direção recebeu a proposta de levar o teatro de fantoches para a escola vinculadora, onde estão acontecendo as sessões para os alunos do Ensino Fundamental II. As presas saem com autorização judicial.

A Penitenciária de Capela do Alto em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, realizou uma oficina de produção de textos que teve como foco a elaboração de contos. Além de incentivar a leitura o trabalho reforçou a integração e contribuiu para a ampliação do vocabulário dos 50 presos que participaram da ação.

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana enfatizou a importância do acesso à informação. Para tanto, foram realizadas atividades que permitiram o exercício da fantasia e da imaginação, estimulando a reflexão e a troca de ideias. Fizeram parte de grupos de leitura e debates sobre o assunto, 15 sentenciados. O evento foi ampliado aos servidores que participaram de uma dinâmica cuja regra era descobrir o autor de algumas obras literárias, através de frases que foram distribuídas.

Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a Semana de Incentivo à Leitura se fez presente no CDP de Campinas por meio de uma feira de troca de livros. Cartazes foram afixados em locais de fácil acesso dos servidores, que aderiram prontamente ao projeto. A supervisora da UP conseguiu com a Pastoral Carcerária e a “Missão Evangélica A Seara em Flor” (Miesf) uma doação de 300 obras, dos mais variados assuntos como literatura brasileira, religião, romance, autoajuda, esporte, entre outros. Participaram da feira 153 funcionários. Devido ao sucesso da feira, a direção estuda a possibilidade de ter o projeto permanentemente.

“A importância da leitura”: esse foi o tema da ação desenvolvida no CDP de Jundiaí que confeccionou e colocou cartazes em vários lugares de grande circulação informando presos e servidores sobre as vantagens do hábito por ler livros, revistas e jornais. A UP possui um acervo com 1.281 títulos cadastrados e por esse motivo foi realizada uma pesquisa sobre os cinco mais lidos pelos reeducandos, para que mais exemplares sejam providenciados. Também foi apurado qual pavilhão possui mais leitores. Com o resultado, a direção parabenizou o vencedor e divulgou a informação para os demais pavilhões, a fim de promover uma saudável concorrência. No primeiro trimestre deste ano, foram emprestados 2.011 livros aos sentenciados.

O Centro de Ressocialização (CR) de Bragança Paulista promoveu uma palestra com o tema “A importância da leitura e a oratória”, ministrada pelo escritor e psicoterapeuta João Luiz Servelher. Participaram do evento 180 reeducandos.

Uma gincana foi realizada para as sentenciadas do CRF de Itapetiniga. Para fazer parte do evento, as 15 participantes teriam de ler o livro “Os Bandeirantes”, pois desta forma estariam aptas a responder 20 perguntas sobre o assunto. Na ocasião aconteceu uma apresentação teatral sobre o “Dia Mundial do Livro” e um vídeo foi exibido sobre a importância do hábito da leitura.

A Penitenciária “Jairo de Almeida Bueno” de Itapetininga realizou uma palestra, ministrada pelo escritor e antropólogo, Fábio Ávila, autor do livro “O Brasilzão” e contou com a presença de 87 pessoas, entre professores que lecionam no pavilhão escolar, agentes de segurança penitenciária e presos. Ávila promoveu uma viagem de conhecimento que teve como base as experiências vividas no Brasil e em toda América do Sul. No final, foram distribuídos livros e revistas para os sentenciados.

“A influência da Leitura na Comunicação”: sobre este assunto, Ana Eliza de Barros, docente da escola vinculadora “E.E.Ezequiel Castanho”, explanou informações para um público de 27 servidores na Penitenciária “Nelson Vieira” de Guareí.

Já a Penitenciária “Dr. Antônio de Queiroz Filho” de Itirapina, em parceria com a escola vinculadora “E.E. Prof. Joaquim de Toledo Camargo”, realizou diversas atividades culturais, como a confecção de cartazes e livros; a rica apresentação de um sarau, leitura de poemas e debate sobre importantes obras literárias e interpretação de músicas clássicas e contemporâneas. Participaram da ação 47 sentenciados, que demonstraram muito entusiasmo com toda a programação.

A Penitenciária “Dr. Antônio de Souza Neto” de Sorocaba nomeou o evento como “Expo Literária” e realizou muitas ações sobre o tema, como roda de leitura: aulas temáticas, palestra informativa, decoração do pavilhão educacional, exibição de vídeos e apresentações de teatro. No último dia, a direção organizou um sarau que contou com a participação do grupo de teatro musical “Coesão Poética”. Participaram 228 reeducandos, sendo que o sucesso foi tão grande que a UP irá estender o projeto para todo o mês de maio.

Transformar o leitor no principal interlocutor dos métodos e habilidades para o desenvolvimento na aprendizagem e no gosto pela leitura: essa foi à temática utilizada pela Penitenciária II de Guareí para alavancar o evento. Uma das professoras da escola vinculadora “E.E.Cel.Castanho de Almeida” coordenou uma roda de leitura que teve a participação de 80 presos e trabalhou a análise textual de diversos gêneros literários.

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz realizou nas instalações do Centro Ecumênico, uma diversificada ação cultural, que aconteceu de 18 à 20/04, onde foram apresentadas peças de teatro, exposição de poemas, leitura de resenhas de livros e filmes, confecção de painéis biográficos de vários autores brasileiros, folders informativos e uma feira de troca de livros, que contou com a participação de 1.380 presos. Entre as atividades, os detentos fizeram uma árvore de E.V.A., batizada de “Árvore da Sabedoria”, que foi usada como um painel onde várias frases e trechos de obras literárias foram afixados. A abertura do evento contou com presença da contadora de histórias, Sônia Jaqueline da Silva Oliveira, que discorreu sobre o tema “Analogia musical sobre a importância da leitura para o nosso crescimento enquanto cidadãos”. O autor Paulo Debs marcou presença apresentando seu livro “Cárdia: O resgaste das virtudes perdidas” e no último dia aconteceu uma apresentação do poema “Recordando Ainda”, do autor Dyonélio Machado.

No total, 2.392 reeducandos dos estabelecimentos prisionais subordinados à CRC participaram das atividades culturais. A “Semana de Incentivo à Leitura” faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo, confira o link http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2014/lei-15360-18.03.2014.html

aasassa
Topo