Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/05/16 | Kelmá Jucá- Corevali

Corevali promove ações de saúde para o servidor

Atividade física e dicas de estilo de vida saudável foram destaque na Coordenadoria e nas unidades prisionais

Os servidores da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) fizeram uma breve pausa em suas atribuições para refletir sobre a importância da atividade física como rotina diária. Para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) promoveu uma ação especial no dia 8 de abril.

Como resultado de uma parceria com profissionais de Educação Física, os servidores da coordenadoria desfrutaram de uma aula de ginástica laboral, composta por momentos de relaxamento, alongamento, interação e socialização entre os participantes. Também foram entregues materiais educativos aos servidores com informações sobre as práticas de atividades físicas e dicas de estilo de vida saudável.

No dia anterior foi realizado também na sede da Corevali, em Taubaté, uma ação de saúde com o tema “Hipertensão Arterial Sistêmica (pressão alta) e o Diabetes Mellitus”. Foram feitas aferições da pressão arterial e testes de glicemia em 42 participantes.

Os dados analisados foram armazenados e os 4,8% de servidores que apresentaram valor glicêmico de risco serão acompanhados individualmente e contarão com orientações, de acordo com a necessidade específica.

Combate ao sedentarismo

O sedentarismo é um fator de risco para o desenvolvimento de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT’s), como as cardiovasculares, Diabetes mellitus e obesidade. Em contrapartida, a prática de atividade física aliada a uma alimentação adequada e estilo de vida saudável pode evitar o aparecimento de doenças e até mesmo contribuir no tratamento de muitas delas.

“Com o intuito de incentivar a prática de atividade física e os consequentes benefícios gerados por ela, atuando na prevenção de doenças, como também em uma melhor qualidade de vida em todos os âmbitos, incluindo o social e o profissional, foram proporcionados aos servidores, momentos de descontração e relaxamento, mas principalmente, o incentivo à uma vida saudável”, fala a diretora do CQVidass da Corevali, Patrícia Juliana de Santana Damaceno.

Unidades prisionais se movimentam

O Dia Mundial da Atividade Física fez parte também do calendário de ações das unidades prisionais da Corevali.

No CDP de Caraguatatuba, cerca de 40 servidores realizaram atividade física por 30 minutos durante a semana de 4 a 8 de abril, nas dependências da unidade. As atividades foram monitoradas pelos servidores Fabiano Souza e João Luis Martins de Campos. Além do bem-estar, o período das atividades promoveu um momento de descontração e aproximação dos funcionários. Foram afixados cartazes com orientações sobre vida saudável em pontos estratégicos.

O CDP de Praia Grande, por meio da Cipa, promoveu uma aula de ginástica laboral ministrada pelo servidor João Carlos Lima Godoy. Na ocasião, os participantes foram alertados sobre os benefícios da técnica para mais qualidade de vida e mais disposição para as atividades do trabalho.

Exercícios de alongamento corporal e de descontração também foram propostos aos servidores do CPP de Mongaguá. Já o CDP de Suzano organizou um torneio de tênis de mesa, que proporcionou momentos de relaxamento e socialização entre os participantes.

Na P 1 de Tremembé, os servidores passaram por aferição de pressão arterial e receberam orientações sobre a importância de se combinar atividade física e alimentação saudável. Houve distribuição de materiais explicativos sobre o tema. As ações foram promovidas pela Cipa, pelo Núcleo de Saúde e pelo Centro de Trabalho da unidade.

No CDP de São Vicente, a nova diretoria da Cipa organizou um programa de atividades físicas, com alongamento e caminhada. A ação contou com a colaboração do servidor e estudante de educação física, Alexandre Pacheco. Foram destacadas a importância da prática de atividade física e a conscientização de que torná-la um hábito diminui os riscos de doenças ou incapacidades funcionais.

A P 2 de Tremembé dedicou atenção especial ao Dia de Combate ao Câncer. O Centro de Reintegração e Núcleo de Atendimento à Saúde promoveu uma ação interna para os presos do regime fechado, que contou com a adesão de 20 detentos. Uma palestra sobre o tema abordou as patologias que passíveis de afetar a população carcerária da unidade – câncer de pulmão (pelo elevado índice de fumantes), câncer de próstata (população exclusiva de homens) e cânceres de fígado e HPV.

aasassa
Topo