Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/05/16 | Ana Paula Igual - FUNAP

Funap é homenageada em Sessão Solene da Assembleia Legislativa

A solenidade valorizou e reconheceu o trabalho desenvolvido pela Fundação

No dia 18 de abril, a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), foi homenageada em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

A sessão, realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, foi presidida pelo deputado Cauê Macris (PSDB) e teve como finalidade valorizar e reconhecer o trabalho que é desenvolvido pela Funap através do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”.

Compareceram ao evento diversas autoridades do sistema prisional, institutos parceiros, alunos da Escola de Administração Penitenciária (EAP) e empresários.

O secretário da SAP, Lourival Gomes, a presidente da Funap, Ana Maria Tassinari, a diretora executiva e o diretor de Atendimento e Promoção Humana, também da instituição, respectivamente Lúcia Casali de Oliveira e Fernando Gomes de Moraes, compuseram a mesa principal do evento ao lado do deputado Macris.

Ao abrir as declarações, Lúcia expôs um breve histórico da Fundação e sua atuação no sistema prisional desde sua criação, em 1976, até os dias atuais e agradeceu a todos que fazem parte deste trabalho. “A mim só cabe agradecer a vocês servidores, por participarem da caminhada, ao senhor secretário, pela confiança depositada e pela liberdade de atuação que nos permite e ao nobre deputado pela homenagem”, exaltou.

Em seguida, Moraes apresentou o Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro” destacando a importância de trabalhar o protagonismo em lugar do simples assistencialismo e da formação social alinhada à profissional.

“Esse programa vem para romper com esse estigma. Tem gente com muito potencial, muita experiência de vida, com trajetórias que também podem fazer grande diferença. E dentro da concepção de Paulo Freire, a gente traz essas pessoas à luz”, explica. “Nós temos que romper com essa concepção de que pessoas em comunidades vulneráveis só têm um caminho a seguir”, completou.

O diretor também ressaltou a importância da colaboração de todos os dirigentes, coordenadores e do secretário para que o programa pudesse ocupar os espaços das unidades prisionais e ser reconhecido como instrumento de extrema relevância na ressocialização dos presos. “Isso não é só um trabalho da Fundação. Nós temos toda uma rede interna, dentro dos muros, para que isso aconteça. Desde o agente que abre as celas e a sala de aula, que é indispensável. Sem ele lá no dia a dia nós não conseguiríamos fazer nada, até o diretor geral, de educação e trabalho, de disciplina e o coordenador. É uma engrenagem que só funciona se todos estiverem conscientes de que aquilo que estamos fazendo é bom para todo mundo”.

Os deputados Carlos Neder (PT) e Leci Brandão (PCdoB) também compareceram à sessão e parabenizaram a iniciativa de Macris e o trabalho da Funap. “É preciso enfrentar o preconceito. É preciso mostrar a necessidade e a importância dessa atuação dentro de uma outra visão de sociedade. Sem preconceito, sem discriminação e voltada à inclusão social”, declarou Neder.

A presidente da instituição, Ana Maria afirmou se sentir honrada e emocionada com o reconhecimento do trabalho realizado. “A Funap hoje, com seus vários programas, tem uma participação efetiva na vida dos presos. É um referencial, um órgão que está lá para ajudá-lo e do qual ele precisa para se firmar”, avaliou.

O secretário Lourival Gomes apresentou um panorama do sistema prisional paulista e destacou que nem tudo se resolve com o encarceramento, frisando que os investimentos na sociedade também são de extrema importância para todos. Além disso, o secretário parabenizou a atuação da fundação dentro do sistema e agradeceu o reconhecimento do deputado. “Quero agradecer o senhor por essa visão, pelo seu gesto nobre de reconhecer que o sistema prisional de São Paulo tem coisas boas e uma dessas coisas boas é, de fato, o trabalho desempenhado pela Funap”.

aasassa
Topo