29/04/16 | Sonia Pestana – Coremetro

Incentivo à leitura

Na semana de incentivo à leitura, não faltaram ações práticas nas unidades prisionais da Coremetro

O Dia Mundial do Livro, comemorado em 22 de abril, foi lembrado em boa parte dos 28 estabelecimentos prisionais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro). A Penitenciária “José Parada Neto”, de Guarulhos I, reservou o mês para promover inúmeras atividades em prol da cultura e arte.

Os dias 23, 29 e 30 foram reservados para a ação Abril pra Arte, no “Parada Neto”, com apresentações diversas, incluindo exposição de arte, talk show, sarau e banda de rock. O evento foi feito pelos sentenciados visando a população carcerária seus familiares. Os servidores e convidados também usufruíram das apresentações.

Na programação, os integrantes do projeto Remição de Pena Pela Leitura apresentaram e interpretaram poemas tradicionais da literatura brasileira e portuguesa. Bom exemplo está na leitura dramática dos poemas O Navio Negreiro, de Castro Alves, No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade, Quebrando Pedras, de Cora Coralina e Aniversário, de Fernando Pessoa, além de textos criados pelos próprios reeducandos.

Dentro das ações também foi incluída a palestra motivacional do escritor Daniel Carvalho Luz, com a participação dos funcionários e reeducandos. Baseado no mais recente livro publicado por Luz, o bate-papo teve como foco o tema Recarregando a Bateria Humana. A proposta do autor é despertar a consciência quanto a manter o pensamento positivo, apesar das adversidades da vida.

O Centro de Detenção Provisória (CDP) “Asp Vicente Luzan da Silva”, de Pinheiros I, promoveu atividades de incentivo à leitura tanto nas dependências administrativas, como nos pavilhões habitacionais da unidade prisional. A forma encontrada pelo CDP foi a montagem de estantes móveis instaladas em diversos pontos da unidade.

No setor de portaria foi instalada uma estante para atender ao público em geral, como advogados, oficiais de justiça e demais visitantes, contendo livros, revistas infantis e gibis. As famílias de detentos vêm se beneficiando das publicações, enquanto aguardam a liberação para realizar as visitas nos finais de semana.

A Penitenciária “Nilton Silva”, de Franco da Rocha II, promoveu ações distintas para servidores e reeducandos. Na parte administrativa foi instalado um carrinho com várias literaturas. Batizado de o cantinho do livro, os funcionários ficaram à vontade para escolher o estilo que mais agradava, com a possibilidade de levar o exemplar para leitura em casa.

Igual ação foi montada na área educacional com a proposta de atender os reeducandos. Para isso foi montado um espaço especial com mesas, cadeiras e projetores, tendo em vista oferecer um ambiente adequado à leitura e reflexão. Para essa ação, a unidade contou também com a participação de uma psicóloga, que auxiliou na ação voltada à leitura e interpretação de texto. Paralelamente, os sentenciados dos raios tiveram incentivo para acesso ao uso de livros da biblioteca

Na Penitenciária Feminina da Capital é rotineira a prática do incentivo à leitura. A unidade possui uma biblioteca com acervo de 11.476 livros, distribuídos em 20 idiomas disponível para às reeducandas. Em evento do dia 20 de abril, o Consulado da Espanha doou 530 livros em língua espanhola e portuguesa.

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista não ficou atrás. Em projeto específico sobre leitura, a unidade criou o “Leitura: o elo que falta é você”, com o objetivo de proporcionar às reeducandas um interesse especial pela leitura.

Já o CPP “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira”, do Butantan, promoveu uma feira do livro contando com a participação de 346 pessoas e distribuição de 1.884 exemplares.

Outra ação interessante aconteceu no CDP “ASP Giovani Martins Rodrigues”, de Guarulhos I. A unidade está implantando a biblioteca itinerante e para reforçar a ação aproveitou a semana de incentivo à leitura para divulgar o novo serviço.

Para a área da educação do CDP PINHEIROS III, leitura é coisa séria. As ações da disciplina de português comprovam isso. Semanalmente há encontros na biblioteca para estreitar os relacionamentos com o acervo de 3.800 livros da biblioteca local.

Outro exemplo de incentivo à leitura vem do CDP “Éderson Vieira de Jesus”, de Osasco I, com o projeto Preparação para a Liberdade. O objetivo é levar os reeducando à reflexão e à consciência das diferenças individuais, quanto aos temores sobre preconceito e discriminação, projetados na condição de egressos do sistema prisional.