Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/04/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Bispo celebra missa na Penitenciária II de Tremembé

Presos do regime fechado participaram da celebração católica; houve ainda encenação de passagens bíblicas

A celebração da Missa da Semana Santa foi mais do que especial na Penitenciária II de Tremembé. Pela primeira vez, o atual bispo da Arquidiocese de Taubaté, Dom Luís Angotti Filho, esteve na unidade prisional. Na ocasião, cerca de 70 reeducandos prestigiaram a missa ministrada pelo bispo, no dia 23 de março.

A cerimônia aconteceu no salão ecumênico da unidade e contou com a participação exclusiva de sete presos, que encenaram uma peça teatral sobre a Paixão de Cristo.

Em 20 minutos de apresentação, os reeducandos interpretaram os últimos momentos anteriores à crucificação de Jesus e os primeiros, logo após a ressureição. Durante o teatro, tanto presos como servidorespresentes se mantiveram na mais compenetrada atenção em respeito ao significado das cenas ali dramatizadas.

A missa foi reservada apenas para detentos do regime fechado e contou, além do bispo, com os trabalhos de uma comitiva de sete membros da Igreja Católica.

Outros 20 reeducandos do semiaberto também desfrutaram de um momento com o bispo. Em sala reservada, Dom Luís Angotti Filho ministrou algumas palavras cristãs para o grupo. O presbítero reforçou para os futuros egressos, os valores cristãos e a importância de se apoiar nos ensinamentos deixados por Jesus.

“Semanalmente, a Pastoral Carcerária realiza missas na unidade. Mas, de fato, a presença do bispo foi o ponto alto desta celebração. Isso só veio engrandecer a cerimônia e reforçar o caráter humilde do sacerdote, que entre suas atribuições dispôs de um tempo para prestigiar os presos”, fala o diretor da Penitenciária II de Tremembé, Antônio Donizeti Cardoso.

Rotina religiosa

Atualmente, 11 entidades prestam assistência religiosa para a P II de Tremembé. São grupos que levam oração, leitura da Bíblia e a pregação do Evangelho como uma chama viva de esperança para a população carcerária.

aasassa
Topo