Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/04/16 | Caio Daniel - Interlocutor CRN

Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Cinco unidades da CRN atendidas em março

A Jornada de Cidadania e Empregabilidade contabilizou no mês de março em torno de 6500 atendimentos nas seguintes unidades vinculadas a CRN: Penitenciárias de Getulina, Bernardino de Campos, Balbinos I, Penitenciária Feminina de Pirajuí e CDP de Franca. O projeto é uma parceria entre a da Secretaria de Administração Penitenciária por meio da Coordenadoria de Reintegração Social, juntamente a Coordenadoria Noroeste do Estado e unidades,

Homens e mulheres reclusos em sistema fechado e semiaberto tiveram a oportunidade de tirar a segunda via de documentos, como RG, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, CPF. Como resultado foram emitidos aproximadamente 2200 novos documentos.

Além da emissão de documentos, o projeto promoveu a empregabilidade e educação, através de diversas palestras com temas como “O pró-egresso no mercado de trabalho” e “A Importância da escola para o sentenciado”.

A Jornada também abrange a área da saúde, oferecendo ações preventivas e controle de doenças, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e exame de papanicolau. Diversas palestras relacionadas à Saúde foram ministradas aos reeducandos, como “saúde do detento” e “Doenças sexualmente transmissíveis”. Dentistas, parceiros do projeto, realizaram atendimentos. Na área da saúde, cerca de 3500 atendimentos foram realizados.

Durante a jornada os reeducandos também puderam tirar dúvidas no Atendimento Jurídico, orientados por advogados de entidades que apoiam o projeto, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" de Amparo ao Preso (Funap) e Centrais de Atenção ao Egresso e Família (Caef). Foram feitos 617 atendimentos.

Voluntários e estabelecimentos de beleza também contribuíram para o sucesso da Jornada da Cidadania. Na unidade feminina de Pirajuí, a “Tarde da Beleza” proporcionou às mulheres cuidados no visual, através de atendimento com cabeleireira (21 mulheres ganharam cortes de cabelo), maquiadoras, manicure e pedicure, trazendo à tona os cuidados com a beleza da mulher e a feminilidade.

Todas essas ações auxiliam o reeducando para a retomada ao seio social, de forma que, com novos documentos emitidos torna-se mais fácil que o egresso retorne à liberdade. As oficinas de emprego, já oferecidas pelas unidades, e as palestras de empregabilidade contribuem para o processo de reinserção do reeducando ao mercado de trabalho, que ao final do cumprimento de sua pena sairá em liberdade com algum ofício garantido. Até o fim deste ano, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade irá atender todas unidades da região Noroeste.

aasassa
Topo