25/04/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Célula de Referência Técnica da Região Central promove grupo de estudos com funcionários SAP

Psicólogos e assistentes sociais refletiram e debateram sobre os trabalhos desenvolvidos no sistema prisional paulista

“O Trabalho da Reintegração Social na Região Central”: esse foi o tema do primeiro encontro realizado pela Célula de Referência Técnica da Região Central (CRTRC), por meio do Grupo de Ações em Reintegração Social (Gars) e o Centro de Referências Técnicas (CRT). A reunião aconteceu no dia 31/3, no auditório da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central (CRC) e tem a pretensão de ser um evento mensal, sendo que a cada edição uma nova pauta será debatida entre os participantes. Nessa primeira exposição oral, entre os assuntos debatidos, foram definidos os temas que serão abordados até o fim do ano. Participaram 32 profissionais, entre eles: nove psicólogos, 12 assistentes sociais, três estagiários de psicologia e seis de serviço social, um oficial administrativo e uma estagiária de administração.

A atividade se propõe à reflexão e ao debate sobre o trabalho desenvolvido por assistentes sociais e psicólogos no sistema penitenciário paulista. Nas reuniões os envolvidos são convidados a debater sobre temas pertinentes ao cotidiano de trabalho na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), com as especificidades de cada unidade prisional, com intenção de promover uma melhor qualidade no desenvolvimento das atividades.

A diretora do CRT, Kely Hapuque Cunha Fonseca e a responsável técnica da CRTRC, Delma Queiróz Sartori Furlaneti, coordenaram este primeiro encontro do grupo de estudos, que prezou pela participação dos profissionais participantes, que contribuíram com pensamentos, experiências, sentimentos e ideias. Segundo uma das organizadoras do grupo de estudos, a primeira edição foi um sucesso. “Os participantes demonstraram grande interesse pela proposta do trabalho e definiram alguns pontos para serem discutidos ao longo do ano, tais como: análise e reflexão sobre o Código de Ética Profissional de Psicologia e de Serviço Social, resoluções emitidas pelos respectivos conselhos pertinentes ao desempenho do ofício na SAP, o Regimento Interno Padrão (RIP) e a Lei de Execução Penal (LEP), visando discernir a relação entre a teoria e a prática profissional”, explica Delma Queiróz Sartori Furlaneti (CRTRC).

Nathália Colucci Kawasaki, psicóloga do Centro de Detenção Provisória de Campinas, comentou a importância de participar dos encontros. “A base desse trabalho é o fortalecimento das categorias envolvidas e o conhecimento das diversas realidades vivenciadas, o resgate do verdadeiro sentido da profissão e a reconquista do espaço para produções em reintegração social dentro da SAP”.

Participaram da primeira reunião do grupo de estudos os representantes dos seguintes estabelecimentos subordinados a CRC:

• Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Bragança Paulista - Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC);
• Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Campinas;
• Centro de Detenção Provisória de Campinas (CDP);
• CDP de Hortolândia;
• CDP de Sorocaba;
• CPP de Porto Feliz;
• Penitenciária Feminina de Campinas;
• Penitenciária II de Hortolândia;
• Penitenciária III de Hortolândia;
• Penitenciária I de Itirapina;
• Penitenciária II de Itirapina;
• CDP de Piracicaba;
• Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu;
• Centro de Referências Técnicas – CRSC;
• Célula de Referência Técnica da Região Central – CRSC.