20/04/16 | Assessoria de Imprensa - SAP

CQVidass-Oeste promove capacitação dos membros do Grupo de Acolhimento

Iniciativa tem como objetivo acolher e auxiliar o servidor que passa por problemas de saúde ou traumas em função do ambiente de trabalho

Pensando na capacitação e instrumentalização de ferramentas que pudessem auxiliar os membros do Grupo de Acolhimento (GA), o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Região Oeste (CQVidass) iniciou no final de 2015 uma série de quatro encontros com temáticas relativas ao acolhimento. Os encontros aconteceram nos dias 16 de setembro, 26 de outubro e 2 de dezembro e 1 de abril de 2016, todos realizados sob a orientação do Núcleo de Psicologia da Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI). Participaram da capacitação 36 servidores, distribuídos nas unidades prisionais da regional.

O GA é formado por uma equipe multidisciplinar que visa o auxílio aos servidores vítimas de traumas ou transtornos decorrentes do ambiente de trabalho ou em função dele. Essas pessoas auxiliam os funcionários que passaram por situações de crise, de forma a amenizar traumas e sofrimentos, contribuindo para sua recuperação e bem-estar.

O acolher não significa a resolução completa dos problemas dos colaboradores, mas tem feito a diferença na vida daqueles atendidos pelo grupo. A atenção dispensada, a escuta, a valorização das queixas e a identificação das necessidades, são transformadas em ações de saúde e qualidade de vida.

Os encontros foram comandados pelo psicólogo e mestre em ciências médicas, Cassiano Ricardo Rumin que abordou as seguintes temáticas e atividades:

1º Encontro:

- O acolhimento, a visita domiciliar e sua técnica.
- A violência e as suas consequências na saúde e na vida.
- Oficina de confecção de cartões: O que eu diria a quem sofre?

2º Encontro:

- Reconhecimento e trabalho em Equipe
- Depressão
- Formas geométricas: qual o sentido de nosso trabalho?

3º Encontro:

- Vivências e experiências no trabalho
- Paranoia
- Oficina de foto-linguagem

4º Encontro:

- Exposição: A psicossomática no trabalho
- Vídeo: O caso Carlos
- Oficina: A fotografia como índice do real

Outro ponto importante a se destacar foi a parceria realizada entre o CQVidass e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Presidente Prudente (Cerest/PP), que muito tem auxiliado a regional no desenvolvimento de suas atividades.

Com o conteúdo e atividades trabalhadas os membros do GA obtiveram informações sobre técnicas de acolhimento, humanização, ética, empatia, autoestima buscando enraizar nos participantes a importância de desenvolver um trabalho com qualidade e eficiência.

Ao final do treinamento todos os participantes receberam um certificado e ressaltaram a importância do conteúdo apresentado, destacando a relevância do trabalho do Grupo de Acolhimento na promoção da qualidade de vida e prevenção dos agravos da saúde mental dentro dos ambientes prisionais.