Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/04/16 | Assessoria de Imprensa - SAP

Consulado da Espanha doa livros para penitenciária

A cerimônia de entrega aconteceu na penitenciária feminina da capital, que abriga presas estrangeiras

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) recebeu no dia 20, às 10h, a doação de 530 livros, do Consulado da Espanha. As novas edições, que em sua maioria estão em português e espanhol, compõem o acervo da biblioteca da Penitenciária Feminina da Capital (PFC), que já possui mais de 11 mil exemplares em diversos idiomas – a unidade abriga a maior parte de presas estrangeiras do estado. As obras foram ofertadas pela Editora Planeta Brasil e pelo Instituto Cervantes em São Paulo.

Participaram do evento, realizado na PFC, o secretário titular da SAP, Lourival Gomes, o cônsul geral espanhol, Ricardo Martínez, representantes da Assessoria Internacional, entre outras autoridades.

“A doação de livros efetuada pelo Consulado consagra a parceria com esta Secretaria às vésperas dos 400 anos da morte de Miguel de Cervantes, maior nome da literatura espanhola. Não esquecendo também que em abril acontece a semana de incentivo à leitura”, lembra o secretário.

“Os livros são uma forma de abrir o espírito, através da leitura é possível reeducar e poder reincorporar o mais rápido possível à sociedade”, destacou Martínez.

O cônsul recorda ainda que a Espanha tem uma parceria e uma relação de colaboração muito especial com o Estado de São Paulo e, especialmente, com a SAP. “No mês de abril do ano passado, o Consulado-Geral da Espanha, com o apoio da Editora Planeta Brasil e do Instituto Cervantes de São Paulo, já fez uma doação de 1.200 livros para a Penitenciária ‘Cabo PM Marcelo Pires da Silva’ de Itaí, coincidindo com o Dia Internacional do Livro, da língua espanhola e de Miguel de Cervantes, nosso escritor mais universal”, conclui Martínez.

A cerimônia teve ainda a participação do Coral Voz Própria com reeducandas da unidade. O projeto é resultado da parceria entre a Pró Reitoria de Cultura da Universidade de São Paulo (USP) e a Pasta.

Ao longo do projeto, as sentenciadas recebem orientações sobre acuidade auditiva para a atividade de canto coral, promovendo conhecimento sobre a linguagem musical. O repertório apresentou ao público um leque multicultural de canções. Participaram da performance reeducandas de vários países.

aasassa
Topo